Detran-MA realiza Operação Lei Seca no fim das férias e no pré-carnaval

As blitzen aconteceram na sexta-feira (24), e domingo (26), na Avenida Carlos Cunha, no Jaracaty, e no sábado (25), na Avenida dos Holandeses

Fonte: Detran-MA

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), segue com a realização da Operação Lei Seca, no período de férias e do pré-carnaval, com o objetivo de garantir mais segurança no trânsito. As blitzen aconteceram na sexta-feira (24), e domingo (26), na Avenida Carlos Cunha, no Jaracaty, e no sábado (25), na Avenida dos Holandeses.

Segundo relatórios divulgados pela Divisão de Estatísticas do Detran-MA, relacionados as blitzen deste fim de semana, foram registradas 491 abordagens a veículos, 456 testes do etilômetro, 35 recusas e 12 autuações a condutores que dirigiam sob a influência de bebida alcoólica.

A educadora do Detran-MA, Ariana Barros, que coordenou a Operação Lei Seca, no domingo, ressaltou o apoio da população na realização das blitzen. “A recepção dos condutores e passageiros tem sido muito positiva. Para se ter uma ideia, poucos motoristas se recusaram ou tiveram autuações relacionadas à Lei Seca. Até estes condutores destacaram que as ações devem ser realizadas, continuamente”, afirmou.

A administradora de empresa, Gisele Cordeiro Mendes, voltava de um bloco de carnaval quando foi abordada. “Eu fiquei um pouco nervosa, apesar de saber que zeraria o etilômetro, pois não ingeri bebida alcoólica, exatamente, porque iria dirigir meu carro. A Operação Lei Seca é sinônimo de segurança para todos os envolvidos no trânsito. É preciso compreender que qualquer ingestão de álcool pode causar um acidente”, disse.

Além da fiscalização, as blitzen da Operação Lei Seca também promovem a conscientização dos condutores sobre a importância de práticas seguras no trânsito. Ao todo, 932 pessoas foram orientadas durante as três ações da Operação Lei Seca neste fim de semana.

Segundo o comandante da equipe de policiamento, Cabo Rafael Silva Amorim, do BPRV, a fiscalização aliada à educação no trânsito contribui para a eficácia da operação. “A parceria entre a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e o Detran-MA busca salvar vidas, por meio da conscientização e da inibição do uso da direção após a ingestão de bebida alcoólica, mostrando à sociedade a importância em respeitar as leis de trânsito”, ressaltou.

Para a motorista de aplicativo, Juliana Coelho, as blitzen ajudam inibir que condutores alcoolizados assumam o volante e provoquem acidentes. “Com a realização da operação, muitos condutores irresponsáveis são impedidos de cometerem danos que podem ser fatais. Parabéns a todos que participam dessa ação, para que o trânsito se torne um local seguro”, declarou.

Fechar