Vinil & Poesia recebe ZéMaria Medeiros no Cazumbá Lounge

O poeta-músico é o convidado especial desta quarta-feira, 29. O sarau acontece no Cazumbá Lounge

Fonte: Vanessa Serra

Marcando o agenda cultural da semana em São Luís (MA), todas às quartas-feiras, o sarau “Vinil & Poesia” reúne uma gama de apreciadores para ouvir boa música e recitar poesia no Cazumbá Lounge (Rua Mandacarus – Lagoa). Sempre a partir de 20h.

A iniciativa tem entre seus objetivos, difundir a cultura poética e do vinil com uma estética interessante dentro da diversidade e todas as vertentes musicais… Direto da ponta da agulha, raridades e grandes sucessos da música popular brasileira, clássicos internacionais…E destaque para a produção maranhense, tanto na música quanto na poesia.

O local é diferenciado, seguindo uma linha alternativa mas privilegiando os serviços; o cardápio, atendimento e promoções especiais de cervejas e drinks vem agradando em cheio o público do “Vinil & Poesia”, capitaneado pela jornalista e DJ Vanessa Serra.

A discotecagem com set 100% vinil é intercalada com um recital interativo, feito de maneira espontânea, o microfone é aberto a quem possa interessar. O momento é dado quando um dos presentes se sentir à vontade para subir ao palco e declamar poemas de autoria própria ou de seus autores favoritos. Essa dinâmica forma uma atmosfera envolvente, descontraída e única.

Inclusive, nesta quarta-feira, 29, o projeto recebe a participação especial de ZéMaria Medeiros, uma das maiores expressões do gênero literário no Maranhão, entre os melhores do Brasil.

O poeta-músico ZéMaria Medeiros, na sua melhor definição, fará uma apresentação no palco e também estará autografando alguns dos seus títulos, que estarão à venda no local.

Natural de Barra do Corda (MA), radicado em São Luís (MA), ZéMaria tem sete livros publicados: Jo-Zé (1978), Mais um homem no mundo (1980), Metade 4º Extrato (1981), Par Ímpar (2000), O fruto da ira é doce (2005) e Café do Tempo (2011) e A Rua é Nua (2017). Além de poemas publicados nas revistas 6, 7 e 8 da Uns & Outros da Akademia dos Párias. É músico da Cia Circense de Teatro e Bonecos e idealizador do projeto cultural A Vida É Uma Festa, na Praia Grande desde 2004. Gravou o CD “Onde tá o coro” em 2012.

A próxima convidada especial do “Vinil & Poesia” será a cantora e compositora Dicy Rocha, dia 05 de fevereiro. Ela vai apresentar trechos do seu novo trabalho de poesias cantadas.

“Desde o finzinho do ano passado a DJ Vanessa Serra sentou praça no Cazumbá Lounge, na Lagoa. Às quartas-feiras, às 20h, ela comanda o sarau “Vinil & Poesia”. Nesta quarta-feira (29), a noite marcará um reencontro. ZéMaria Medeiros, que desde 2002 comanda o evento semanal ‘A vida é uma festa’, no Beco dos Catraieiros, na Praia Grande, sempre às quintas-feiras. Reencontro por que Vanessa Serra, no início daquela empreitada, foi assessora de comunicação do projeto, ajudando a consolidar seu nome na cena cultural da capital maranhense. Tanto o Vinil e Poesia quanto A vida é uma festa são marcados pela espontaneidade e democracia no uso dos microfones e do palco”, ressalta o jornalista Zema Ribeiro.

“ZéMaria Medeiros é um grande poeta e agitador cultural e sua presença neste projeto recente muito me honra. Espero que o fato de ele ter aceitado o convite seja uma espécie de benção, a prever a longevidade do Vinil & Poesia. Quem sabe daqui a alguns anos a gente não comemore a mesma idade de A vida é uma festa?”, brincou, a sério, a DJ anfitriã.

Sabemos que tudo aquilo que comove, sensibiliza e desperta sentimentos é poesia…beleza em forma de palavras…e versos comungam perfeitamente com a sonoridade e a estética do vinil, o formato mais tradicional de se ouvir música, com seu charme inconfundível, voltou com força total ao mundo contemporâneo.

A ideia do sarau foi lançada em dezembro de 2019, são noites agradabilíssimas; dentro da proposta, o primeiro convidado que abriu o recital poético foi o jornalista Zema Ribeiro com poemas de Paulo Leminski, mas já passaram por lá o músico Tutuca Viana, o DJ Jorge Choairy e a cineasta Ana Tércia Lobato com poemas de Lúcia Santos, o economista Felipe de Holanda e a professora Karla Castro entre outras pessoas que subiram ao palco para expressar-se, comungando o conhecimento e o pensamento crítico, fundamentais.

SERVIÇO PARA AGENDA:

Vinil & Poesia

DJ Vanessa Serra e Recital interativo

Todas as quartas-feiras, 20h.

Cazumbá Lounge – Rua Mandacarus – Lagoa.

Couvert: R$ 8.

Mais informações e reservas: 98 99177 2593/ @cazumbalounge.

Fechar