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O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Sebrae e Seduc firmam parceria para fomentar empreendedorismo em escolas do ensino médio

Por meio da parceria, durante o ano letivo, será implementada, em escolas selecionadas pela Seduc, a metodologia ‘Despertar’

Foto: Reprodução

Uma parceria formalizada entre o Sebrae e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), intitulada “O despertar de futuros empreendedores”, terá reflexos na formação de jovens com visão empreendedora em todo o Maranhão.

Celebrada a terça-feira (28), em evento realizado no auditório Armando Gaspar, do Sebrae Jaracaty, a parceria tem como objetivo a disseminação de conteúdos sobre empreendedorismo e fomento à cultura empreendedora nas unidades de ensino médio vinculadas à Secretaria de Estado da Educação, beneficiando cerca de 11 mil alunos da rede estadual de ensino num primeiro momento, mas com perspectiva de alcançar 30 mil alunos dada a capilaridade da rede de ensino pública, viabilizando também a capacitação de mais de 1000 professores da rede estadual.

As ações serão implementadas de imediato nos IEMAS Vocacionais (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), num total de 22 unidades e, além disso, em 48 escolas da rede estadual de ensino médio em São Luís.

Operacionalização

Por meio da parceria, durante o ano letivo, será implementada, em escolas selecionadas pela Seduc, a metodologia ‘Despertar’, após a capacitação dos professores. A expectativa capacitar mais de 600 professores em todo o estado, sendo que 300 destes já no primeiro semestre de 2020.

A metodologia Despertar trabalha uma visão ampla do empreendedorismo, incentivando a formação de jovens empreendedores e a disseminação de valores como cooperação, cidadania e ética, por meio de práticas pedagógicas específicas como leituras, trabalhos de campo e a realização de uma Feira do Jovem Empreendedor. A feira representa a culminância das ações realizadas durante o ano letivo. E, além disso, durante o processo, os professores envolvidos serão capacitados pelo Sebrae para aplicação da metodologia, com acompanhamento permanente de técnicos da instituição.

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