Governo reforça policiamento para atender demanda do Pré-Carnaval do Maranhão

Cerca de 30 mil pessoas lotaram o circuito Beira Mar

Fonte: Secap

Mais policiais nos circuitos do Pré-Carnaval do Maranhão, representando maior segurança a quem vai brincar e aproveitar a agenda da folia na capital. No último sábado (1º), cerca de 30 mil pessoas lotaram o circuito Beira Mar, um aumento de 66% de público, comparado ao primeiro fim de semana de agenda. O circuito é um dos mais frequentados do pré-carnaval e a cada final de semana tem atraído mais pessoas. Para atender esta demanda, que cresce a cada evento, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) reforçou o policiamento.

Os palcos oficiais do Pré-Carnaval do Maranhão são a Beira-Mar, Madre Deus e Centro Histórico. Iniciada em 15 de janeiro, a programação vem animando maranhenses e turistas, aos finais de semana. Uma agenda de atrações diversificada, espaço estruturado e seguro são contribuintes para o crescimento gradativo do público, ressalta o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Ismael Fonseca. “É uma mostra do que será a festa oficial do Carnaval 2020, com muita alegria e segurança para quem vier prestigiar”, reiterou o comandante.

O plano de trabalho da Polícia Militar inclui monitoramento, abordagens e revista a pessoas, vistorias a estabelecimentos, barreiras nos principais acessos às festas, blitzen para veículos, ações educativas para prevenir roubos, furtos, coibir o porte ilegal de arma, além do combate ao uso de drogas e abuso de bebida alcoólica.

“É esperado que as pessoas venham curtir a programação e, constatando a segurança, retornem e tragam mais pessoas. Temos acompanhado esse aumento expressivo de público e, consequentemente, nos reorganizamos para acolher a demanda e manter o clima de tranquilidade e segurança”, enfatizou o coronel Ismael Fonseca.

No último dia 18, abertura do pré-carnaval, cerca de 10 mil pessoas lotaram a Beira-Mar. No final de semana seguinte, esse público cresceu para 15 mil; e no último sábado, 30 mil pessoas se divertiram com as atrações do circuito.

O secretário de Estado da Cultura (Secam), Anderson Lindoso, avalia como “um sucesso a programação pré-carnavalesca e um aperitivo do que será a grande festa popular no Maranhão, sendo a maior prova, o aumento gradativo do público, que confiante na organização e segurança, vem prestigiar a festa”. O gestor da Cultura acrescenta ainda que a agenda foi pensada para “divertir, unir as pessoas e marcar o momento com o que o Maranhão tem de melhor, fazendo deste mais um carnaval de alegria e diversidade”.

O Pré-Carnaval do Maranhão é promovido pelo Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), em parceria com a Prefeitura de São Luís. A programação completa está disponível no site cultura.ma.gov.br e redes sociais da Secma.

Fechar