Adelmo Soares e Cleide Coutinho viabilizam “Mutirão de Cirurgias” para Caxias

O programa realizará mais de 1.200 procedimentos cirúrgicos na cidade.

Fonte: Redação/Assessoria

Na manhã desta terça-feira (11), o deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) e a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT), após o desfecho das atividades parlamentares, estiveram em reunião com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, na Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na pauta, tratativas para levar melhorias e ações efetivas à saúde no município de Caxias/MA.

Após a reunião, ficou acertado o anúncio do “Mutirão de Cirurgias”, que realizará mais de 1.200 procedimentos na cidade, além de ofertar mais de 3.000 exames de ressonância para a população caxiense, fortalecendo os serviços do SUS na região dos cocais.

O “Mutirão de Cirurgias” consiste em ações conjuntas entre a Secretaria de Estado da Saúde e outros órgãos ou instituições de saúde que disponibilizam equipes médicas e cirúrgicas, diversos tipos de exames e consultas para tratar pacientes de forma gratuita. Ação que viabiliza o acesso da população à saúde prestada pelo Governo do Estado através da SES.

“Foi uma manhã produtiva, que rendeu bons frutos a serem disseminados para o povo caxiense. É sempre gratificante ter por perto uma parceira como a deputada Cleide Cleide Coutinho, que está sempre procurando articular e viabilizar cada vez mais melhorias para Caxias. Agora, nós compartilhamos da mesma força e dos mesmo sonhos de construir cada vez mais a Caxias de todos nós. Agradecemos ao secretário Carlos Lula por atender a essa causa e, consequentemente, se prontificar a levar saúde de qualidade ao povo da Princesa do Sertão”, ressaltou Adelmo Soares.

A solicitação dos parlamentares Adelmo Soares e Cleide Coutinho foi feita diretamente ao deputado Leonardo Sá (PL) que articulou a liberação de emenda no valor de R$ 25 milhões, junto ao Ministério da Saúde, destinados à ampliação do Programa “Mais Cirurgias”. A iniciativa pretende zerar as filas de cirurgias eletivas na região.

Leonardo Sá entende que procedimentos mais complexos necessitam de estrutura com hospitais e unidades terciárias, e sabendo da necessidade existente na área da saúde, solicitou que Caxias pudesse ser contemplada com este programa. O “Mutirão de Cirurgias” atenderá também os municípios vizinhos.

“Estou muito feliz de poder retribuir ao Maranhão tudo o que aqui recebi. Através deste programa e o recurso que conseguimos do governo federal, para alocar na Secretaria de Saúde e iniciar um grande programa de realização de cirurgias eletivas em todo o Estado. Uma das contempladas é a bela cidade de Caxias”, enfatizou Leonardo Sá.

Fechar