Comitê de Segurança do Nosso Centro apresenta planejamento para Carnaval

Mais de 1000 policiais farão a segurança dos foliões no Centro da cidade

Fonte: Redação/Assessoria

Foi apresentado aos membros do Comitê de Segurança Pública do Programa Nosso Centro, o planejamento estratégico da Policia Militar do Maranhão para o Carnaval do Centro de São Luís. Serão mais de 1000 policiais que farão a segurança dos foliões na região central da cidade.

De acordo com o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Junior, a segurança faz parte do eixo prioritário do programa Nosso Centro e, por meio da parceria que envolve a esfera estadual e municipal, vai garantir policiamento ostensivo em uma das festividades mais tradicionais da cidade.

“É algo histórico, resgatar, valorizar e transformar uma área antes esquecida, em um local de promoção de grandes eventos. Será o maior efetivo na história do Maranhão. Sendo assim, o Governo do Estado avança, investe em cultura, em segurança, gera renda e trabalho e garante a realização de um dos maiores e melhores carnavais de São Luis”, afirma Ruben Pereira Jr.

A apresentação foi coordenada pelo comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, tenente coronel Wallace Sousa, que explicou todo o planejamento que será desenvolvido no circuito da folia, envolvendo toda região central da cidade.

“Serão realizados policiamentos motorizados, a pé e barreiras (blitz) com a intenção de promover e proporcionar ordem e segurança aos foliões e a população em geral”, relatou.

“A PM pretende intensificar o monitoramento nos trechos de maior concentração de pessoas. No total, serão mais de 1000 militares que estarão trabalhando durante o período carnavalesco com o objetivo de preservar a paz e a segurança dos cidadãos”, concluiu o comandante do Batalhão de Policiamento de Turismo do Maranhão, Cel. Honório de Carvalho.

Campanha de combate às drogas

Além do policiamento para o Carnaval do Maranhão 2020, foi discutido pelo comitê de Segurança a campanha de prevenção às drogas no Centro de São Luís. Para o coordenador do programa Nosso Centro, José Antonio Viana, a campanha já existe desde 2011 e a proposta da Secid é apoiar e estender para a área central da cidade com ações mensais.

“Queremos ampliar as ações de prevenções às drogas e atender principalmente os moradores de rua, transeuntes, trabalhadores e empreendedores da região do centro, dando oportunidades de tratamento e acesso aos serviços de saúde”, ressaltou o coordenado José Antonio Viana

Participaram da reunião, que aconteceu na Secid, representantes do Comando Geral da Policia Militar do Maranhão (PMMA), Secretaria de Segurança Pública(SSP) Centro Integrado de Operações de Segurança(Ciops), Defesa Civil, Batalhão de Polícia de Turismo(Bptur), Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária(Semusc) e técnicos da secretaria.

O titular da delegacia de costumes da Policia Civil, Joviano Furtado, é um dos coordenadores da campanha que tem a parceria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool das Drogas (Caps-AD).

Fechar