Prefeitura reinaugura Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney

Esta é a terceira unidade entregue dentro de um amplo pacote de reformas do programa São Luís em Obras.

Fonte: Agência São Luís

O prefeito Edivaldo Holanda Junior reinaugurou, nesta terça-feira (11), a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney que passou por uma reforma estrutural e ganhou novas instalações, ampliando a capacidade de atendimento na atenção básica às comunidades do entorno. Esta é a terceira unidade entregue dentro de um amplo pacote de reformas iniciadas no segundo semestre de 2019 em mais de 20 unidades de saúde.

As requalificações integram um macroprograma de reestruturação da rede municipal de saúde iniciada na gestão do prefeito Edivaldo. Na segunda-feira o prefeito entregou 18 novas ambulância para o atendimento de pacientes entre unidades de saúde da capital como parte das ações de melhoria do sistema de saúde.

Durante a reabertura da Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney, o prefeito Edivaldo destacou que as reformas integram as ações de reestruturação da rede municipal de saúde da capital. “Estamos iniciando uma série de reinaugurações que faremos ao longo deste semestre, ao mesmo tempo em que reforçamos as ações para melhorar e ampliar o atendimento nas unidades de maior porte como os Socorrões I e II e os hospitais da Mulher e da Criança. Ao longo da minha gestão, também reestruturamos o Samu, que tinha apenas uma ambulância e agora são 12 veículos, e o Cemarc, acabando com as filas que começavam desde a madrugada. Estamos informatizando as unidades de saúde, fazendo a aquisição de novos equipamentos e insumos, modernizando nossa estrutura e aperfeiçoando fluxos para melhorar e ampliar o atendimento à população”, disse o gestor municipal.

Esta foi a primeira vez que a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney passou por uma reforma desse porte com serviços executados do telhado ao piso, passando pelas instalações elétricas e hidrossanitárias, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos. Com a reforma, o centro ganhou um consultório odontológico. Outro diferencial é que a unidade agora está totalmente informatizada e passará a atender a população com o Prontuário Eletrônico do Cidadão, proporcionando melhorias à população e aos profissionais.

Com a requalificação, a unidade, que já contava com duas equipes do programa Estratégia de Saúde da Família, terá também equipe de saúde bucal, passando a oferecer serviços na área de Odontologia. O centro possui capacidade para acompanhar até 8 mil pessoas por mês.

Fechar