Prefeitura de São Luís montará postos volantes de vacinação em shoppings no Dia D contra o sarampo

Ação ocorre sábado (15) e inicia nos postos de saúde da rede municipal que estarão abertos das 8h às 12.

Fonte: Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ofertará, neste sábado (15), postos volantes nos shoppings Rio Anil (Cohab), no piso L2, e São Luís (Jaracati) disponibilizando a vacina contra o sarampo para pessoas entre os 5 e 19 anos de idade. As unidades volantes nos shoppings estarão abertas das 15h às 19h com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem e enfermeiros) aplicando as doses.

Os postos, em locais estratégicos, se juntam à programação do Dia D contra a enfermidade, que também contará com unidades fixas de saúde abertas no sábado das 8h às 12h.

Nos postos volantes, os profissionais se basearão nos mesmos critérios de aplicação da vacina dos utilizados durante a campanha (iniciada na segunda-feira, dia 10). De acordo com o Ministério da Saúde (MS), serão aplicadas as doses ao público que ainda não foi vacinado contra a doença ou que esteja com o esquema de vacinação incompleto. Pessoas que não receberam as duas doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) também devem receber a vacina contra o sarampo.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, a oferta de postos volantes é uma estratégia bem-sucedida da gestão do prefeito Edivaldo, visando ampliar o público-alvo. “Em alguns casos, pessoas não dispõem de tempo durante a semana para se vacinar ou vacinar seus filhos. Por isso, o poder público oferta este serviço, demonstrando o compromisso em proteger à população”, disse o secretário.

A inclusão de postos volantes, em parceria com as direções dos shoppings, foi exitosa nas últimas campanhas. A campanha contra o sarampo, de acordo com a programação da Semus, acontecerá nos postos fixos até o dia 13 do próximo mês.

Pessoas que se deslocarem às unidades de saúde durante a campanha ou aos postos volantes sem o cartão ou a caderneta de vacinação poderão receber uma dose da vacina tríplice viral e serão convocados a comparecer às unidades em até 30 dias. A segunda etapa da campanha contra o sarampo em 2020 acontecerá em agosto. Em outubro do ano passado, na etapa complementar contra o doença, mais de 12.900 pessoas foram vacinadas.

Fechar