O governo do Maranhão deu um importante passo para viabilizar a disponibilidade e fornecimento de gás natural para uso veicular e industrial no estado, por meio do gás natural liquefeito (GNL).
A Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e a empresa Golar Power assinaram, na última quinta-feira (13), Protocolo de Intenções para o início do projeto que visa ampliar o uso do gás natural no Maranhão.
Em entrevista ao Jornal Pequeno, o diretor-presidente da Gasmar, Deoclides Macedo, falou das expectativas do Governo com o projeto.
JORNAL PEQUENO – COMO O MARANHÃO SE POSICIONA NO CENÁRIO DE DE PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL?
Deoclides Macedo – O gás natural já tem grande importância no estado, que é um dos maiores produtores de Gás Natural em Terra, gás esse distribuído com enorme competência pela Gasmar desde o início de 2013. O que se propõe agora, de forma concreta e factível, é a inserção desse gás de maneira mais ampla na matriz energética maranhense, beneficiando diretamente e de forma decisiva a sociedade.
JP – DE QUE FORMA A AMPLIAÇÃO DO USO DO GÁS NATURAL PARA SEGMENTOS COMO O DE TRANSPORTE E INDUSTRIAL IMPACTA A ECONOMIA DO ESTADO?
Deoclides – Uma inserção mais ampla do gás natural na matriz energética maranhense irá beneficiar esses segmentos em termos de eficiência e economicidade, visto que o GNL barateia os custos. Assim, as indústrias terão mais condições de investir, gerando mais empregos. Além disso, a oferta de gás no estado traz consistência para a nossa matriz energética; criando condições para que investidores de outros segmentos da economia venham para a nossa região.
JP – E NO QUE TANGE AO SEGMENTO VEICULAR, QUAIS AS PERSPECTIVAS?
Deoclides – No transporte, pretende-se que o gás natural potencialize o nosso forte corredor logístico, através do seu uso nos caminhões que transportam carga entre o Porto de Itaqui e as diversas regiões do estado e do País, especialmente o CentroOeste, destacando os terminais multimodais da Ferrovia Norte Sul. Em poucos anos espera-se que o gás natural seja o combustível, não só de táxis, aplicativos e ônibus, mas também de caminhões, balsas, navios e locomotivas.