Inaugurado no fim de 2017, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) se consolidou como referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade. São mais de 350 cirurgias feitas mensalmente na unidade, que fica em São Luís, mas atende pacientes de todo o Estado.
São cerca de 7 mil cirurgias até agora. O ritmo de procedimentos deve aumentar até 30% com o programa Mais Cirurgias, lançado neste ano pelo Governo do Maranhão.
O programa tem como meta realizar 70 mil cirurgias neste ano em todo o Estado.
O HTO tem equipamentos de alta tecnologia capazes de realizar procedimentos como alongamento ósseo, implante de próteses articulares, tratamento de doenças musculoesqueléticas; além de uma ala especializada para o atendimento de idosos e crianças.
São 44 leitos, sendo 30 destinados à ortopedia e traumatologia, dois para pediatria cirúrgica, dois de pediatria clínica e 10 para UTI adulto.
No ano passado, o Instituto Interpreta realizou uma pesquisa que mostrou aprovação de 97% dos pacientes atendidos no HTO.
A pesquisa também mostrou que 88% dos entrevistados avaliaram que a inauguração do hospital melhorou o atendimento ortopédico para a população. A pesquisa sobre o HTO foi feita entre os dias 23 e 25 de maio com 400 pessoas.