Na tarde desta quinta-feira (20), a prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, concedeu entrevista ao programa “Na Hora”, da rádio 92.3 FM. A chefe do executivo luminense abordou uma série de questões relativas ao município, e aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas dos ouvintes. A entrevista foi comandada pelos jornalistas Flavio Chocolate e Isaías Rocha.
Durante a entrevista, com duração aproximada de uma hora, a prefeita apresentou um balanço dos primeiros meses de governo e planos para os próximos períodos da gestão. “Assim que assumi, fizemos um estudo intenso para a redução dos gastos no nosso orçamento, para poder implementar ações de grande relevância e trazer um resultado positivo”, frisou a gestora.
Entre as ações citadas, a prefeita destacou a redução de gastos com pessoal, revertidos em diversas atividades como na iluminação pública, reforma de escolas e unidades de saúde, recuperação asfáltica e pagamento salarial em dia.
Paula também falou sobre os planos para implantar um modelo diferenciado de administração na Prefeitura, focado no planejamento, com metas e resultados, além de ressaltar os investimentos que serão realizados nos vários setores, graças às parcerias e economia de recursos.
De acordo com a gestora, na área da educação, já foram iniciadas as reformas em 16 escolas do município. Além disso, a prefeitura fez o pagamento do abono salarial para professores, coordenadores e gestores escolares. Paula também anunciou o reajuste salarial de 12,84% para os professores da rede. Desde que assumiu o comando da Prefeitura de Paço do Lumiar, em agosto do ano passado, a prefeita tem pago os funcionários em dia, na maioria dos meses, antecipando o pagamento em uma semana. A valorização do servidor é uma das marcas da sua gestão.
Na infraestrutura, comentou sobre o sucesso do projeto de iluminação pública. O município já instalou mais de 3 mil lâmpadas novas.
O programa de recuperação asfáltica também foi lembrado na entrevista. Bairros como o Maiobão, Cidade Verde, Mocajutuba, Lima Verde, Sítio Natureza, Copa Cabana, Vila São José 2, Vila do Povo, Mojó e Pindoba estão entre as comunidades já contempladas com os serviços. A gestora ainda anunciou que a reforma do Mercado do Maiobão deve começar no próximo mês de março.
Durante o programa, a ouvinte Raquel, moradora da Pindoba, elogiou o serviço de recuperação asfáltica e questionou se o bairro também vai receber serviços de iluminação. “Quero saber se essa nova iluminação vai chegar aqui também, porque o asfalto já chegou e melhorou muito”, questionou. Prontamente, Paula respondeu, afirmando que a iluminação nova vai beneficiar todo o município. “Pode ficar tranquila, Raquel, a iluminação vai chegar aí na Pindoba e em todos os bairros da nossa cidade. Vai ficar tudo iluminado. Coisa de primeira linha”, explicou.
Na saúde, Paula lembrou que várias UBSs estão em reforma, algumas até já em pleno funcionamento. Falou também da reestruturação da rede odontológica e do reabastecimento nas UBSs com medicamentos e insumos. Ela garantiu que a UPA do Maiobão já estará funcionando em 60 dias.
Paula ainda confirmou que vai concorrer a reeleição. O objetivo dela é continuar trabalhando para melhorar a vida do povo de Paço do Lumiar.
Finalizando a entrevista, ela agradeceu a oportunidade e anunciou que o salário do mês de fevereiro vai ser antecipado. O dinheiro vai estar disponível nas contas dos servidores nas primeiras horas de sábado, 22 de fevereiro.
“Quero agradecer a oportunidade de poder conversar com todos vocês, apresentar as ações que já desenvolvemos e o que estamos planejando para o nosso município. Com o apoio da população, da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, do Governador Flavio Dino, dos deputados Adelmo Soares e Márcio Jerry, estamos reconstruindo o município. O nosso trabalho vai continuar, porque a gente sabe que o povo de Paço do Lumiar precisa e merece”, finalizou Paula Azevedo.
Acompanharam a prefeita Paula, durante a entrevista, o secretário de planejamento e articulação governamental, Jameson Malheiros; a secretária de saúde, Soraya Santana; o secretário de educação, Marcos Ferreira; o secretário de infraestrutura, Walburg Neto e a secretária de assistência social, Maria Helena; além de assessores.