Policlínicas em São Luís vão funcionar aos finais de semana

A previsão é de que, nos próximos meses, novas Policlínicas sejam incorporadas ao serviço de saúde na capital do Maranhão.

Fonte: Redação

O governo do Estado entregará quatro Policlínicas em São Luís, na próxima sexta-feira (28). Uma das novidades são os atendimentos que acontecerão aos finais de semana nas unidades do Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária e PAM Diamante. “Para nós é uma grande alegria poder entregar mais um serviço de saúde aos ludovicenses. As policlínicas funcionarão aos finais de semana, o que significa atender a um número maior de pessoas, em tempo hábil. Serão quatro lugares onde as pessoas poderão marcar consultas e ter atendimento em diferentes especialidades médicas”, disse o governador Flávio Dino.

Essa é apenas a primeira entrega das Policlínicas em São Luís. A previsão é de que nos próximos meses, novas Policlínicas sejam incorporadas ao serviço de saúde na capital do Maranhão. O investimento da gestão estadual visa ampliar o acesso da população às consultas médicas nas diversas especialidades que contemplem agravos crônicos, pacientes com diabetes e hipertensão com suporte médico em áreas como cardiologia, endocrinologia, nefrologia, gastroenterologia, oftalmologia, nutrição, angiologia, pneumologia, reumatologia, dermatologia, proctologia, hepatologia, clínica médica, entre outras.

POLICLÍNICA PAM DIAMANTE Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 21h; sábado das 8h às 18h; e domingo 8h às 12h. A Policlínica Diamante funcionará como ambulatório especializado, em horário estendido, de domingo a domingo, com atendimento de demanda espontânea e referenciada.

Nas especialidades médicas, será oferecido atendimento nas seguintes áreas: endocrinologia, cardiologia, dermatologia, fototerapia e geral, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, gastroenterologia, coloproctologia, angiologia, proctologia, hepatologia, nefrologia, neurologia, reumatologia, mastologia e clínico geral.

A unidade oferece, também, especialidades ambulatoriais com profissionais como enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo e nutricionista; além de exames como raios-x, angioressonância cerebral, exames laboratoriais, diagnóstico em neurologia, urologia e por anatomia patológica e citopatologia, ressonância magnética, coleta de material por punção, audiometria, diagnóstico em cardiologia, mamografia, diagnóstico por ultrassonografia do sistema circulatório, retinografia simples, tomografia, desintometria óssea, diagnóstico por ultrassonografia dos demais sistemas, tonometria, diagnóstico por endoscopia do aparelho digestivo e respiratório, fototerapia, mapeamento da retina e diagnóstico por hepatologia (Fibroscan).

A Policlínica conta também com serviços de apoio com laboratório e serviço de nutrição e dietética, entre outros.

POLICLÍNICA VINHAIS Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h A Policlínica Vinhais funcionará com atendimento ambulatorial com demanda espontânea e referenciada, de segunda a sábado. Nas especialidades médicas será oferecido clínica médica, cardiologia, urologia, dermatologia, nutrológo, ortopedia, pediatria, gastroenterologia, neurologia, geriatria, neurologia, proctologia, oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, reumatologia e otorrinolaringologia.

A unidade oferece ainda especialidades ambulatoriais com profissionais como enfermeiro, psicólogo e assistente social. No Serviço de Apoio, Diagnóstico e Terapêutico (SADT): raios-X, ultrassonografia geral, diagnóstico por anatomia patológica, endoscopia, diagnóstico em ginecologia e obstetrícia, exames laboratoriais, colonoscopia, diagnóstico em cardiologia (Ecocardiograma e Eletrocardiograma), diagnóstico em urologia, ultrassonografia Doppler Vascular e diagnóstico por videolaringoscopia.

POLICLÍNICA VILA LUIZÃO Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h. A Policlínica Vila Luizão oferecerá atendimento ambulatorial especializado com demanda espontânea e referenciada.

Entre as especialidades médicas, clínica médica, cardiologista, reumatologista, endocrinologista, pediatria, gastroenterologista, ortopedista, otorrinolaringologista, dermatologista, neurologista e ginecologista/obstetrícia. O serviço oferecerá, ainda, atendimento com profissionais como enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista.

No Serviço de Apoio, Diagnóstico e Terapêutico (SADT): raios-X, diagnóstico em ginecologia e obstetrícia, ultrassonografia geral, exames laboratoriais, diagnóstico por videolaringoscopia, ultrassonografia Doppler Vascular, diagnóstico em cardiologia (Ecocardiograma e Eletrocardiograma) e endoscopia.

POLICLÍNICA CIDADE OPERÁRIA Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h. A Policlínica Cidade Operária funcionará como Ambulatório Especializado e atenderá demanda espontânea e referenciada.

A unidade de saúde oferecerá atendimento em clínica médica, cardiologia, pediatria, dermatologia, pneumologia, neuropediatria, otorrinolaringologista, gastroenterologia, ortopedia, endocrinologia, ortopedia, neurologia, ginecologia/obstetrícia, radiologia, reumatologia. Além de especialidades ambulatoriais com profissionais como enfermeiro, fisioterapeuta, psicopedagogo, assistência social, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudiólogo e odontologista.

Na área dos exames são ofertados raios-x, ultrassonografia, exames laboratoriais, endoscopia, diagnóstico em Ginecologia/ Obstetrícia, ultrassonografia doppler vascular, diagnóstico em otorrino/fono, diagnóstico em cardiologia (Eletrocardiograma/ Ecocardiograma) e diagnóstico em pneumologia.

Fechar