Circuito Rio Bacanga atrai multidão no primeiro dia de festa

Nem a chuva atrapalhou a festa, que ainda contou com show da banda Saia Rodada. 

Fonte: Redação/Assessoria

Principal novidade do Carnaval do Maranhão 2020, o circuito Rio Bacanga atraiu milhares de pessoas neste sábado, 22, em sua estreia na programação carnavalesca de São Luís. Nem a chuva atrapalhou a festa, que começou cedo, às 16h, e culminou com o show contagiante da banda Saia Rodada.

Uma grande estrutura de palco, iluminação e som foi montada entre as avenidas Vitorino Freire e Africanos, reconfigurando o mapa da folia na capital maranhense. A aposta da organização no espaço deu certo. O resultado foi uma estreia que mesclou diversidade, alegria e muita segurança.

A irreverência da banda Jegue Folia deu início à festa, seguida dos grupos Bicho Terra, Samba Batuka Nego e do show da cantora Thais Moreno. O vibrante forró eletrônico da banda potiguar Saia Rodada encerrou o primeiro dia de folia no circuito Rio Bacanga. Além das apresentações que subiram ao palco, oito grupos, entre blocos e trios, fizeram a alegria do público.

“Nota 10!”

A população aprovou o novo corredor da folia e o circuito Rio Bacanga se junta ao rol de novidades que tem reposicionado o carnaval maranhense no cenário nacional.

“Estou gostando muito. Eu moro no Parque Timbiras e achei [o circuito] uma novidade muito boa. Tô gostando da segurança e do ambiente. Tá bem amplo, tudo bem organizado. Nota 10!”, avalia a dona de casa Liviane dos Santos, que aproveitou a folia no primeiro dia do novo circuito.

“Esse ano o carnaval tá sendo muito bom com a novidade que é o circuito Rio Bacanga. A localização é muito boa, sem falar da segurança. Esse ano tá show de bola”, pontua o estudante João Neto.

Diversidade de ritmos

O novo espaço da folia em São Luís também foi bem recebido pelos artistas maranhenses e a tendência é que o circuito se consolide. Para o cantor do Jegue Folia, Erlanes Duarte, o circuito veio para ficar.

“Além da grande estrutura, a gente tem a valorização do artista maranhense, que tem tido grande destaque nesse carnaval. Isso que é importante: o fortalecimento da nossa cultura. Esse sentimento de pertencimento precisa ser sempre pulsante”, defende o músico.

Já Raí Saia Rodada comemorou seu retorno aos palcos maranhenses em pleno carnaval. Ele destacou a “mistura de ritmos” na programação carnavalesca de São Luís.
“É um prazer voltar a São Luís abrilhantando essa noite em um carnaval que envolve toda essa mistura de ritmos. Estou trazendo minha mistura e o meu forró para que a galera posso curtir o carnaval”, frisa o artista.

Renda extra

Diversão para alguns e fonte de renda extra para muitos. Essa é lógica para quem aproveita a folia para complementar a renda familiar durante o carnaval. Vendedores ambulantes festejaram o sucesso da estreia do circuito Rio Bacanga.

“Esse circuito aqui tá uma maravilha. Muita gente bonita, todo mundo se divertindo e sem brigas. Graças a Deus estou trabalhando, ganhando um extra para ajudar a minha família”, comemora a vendedora Graça Costa.

Cláudio Roberto também aproveitou o novo circuito para aumentar as vendas. “Tô achando maravilhoso porque é daqui que eu tiro o meu sustento. Graças ao meu bom Deus as vendas estão excelentes”, afirma o ambulante.

Segurança reforçada

Policiamento a pé e motorizado, viaturas do Batalhão de Choque, policiais da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) e torres de observação espalhadas por todo o corredor da folia foram algumas das estratégias adotadas para garantir a tranquilidade da festa no novo circuito.

O forte esquema de segurança agradou os foliões. A empresária Rejane Oliveira sempre viajava no período do carnaval, mas esse ano decidiu aproveitar a festa em São Luís. Ela elogiou a estrutura do Circuito Rio Bacanga.

“A animação do carnaval de São Luís está sendo muito boa. Muita alegria, muita festa e muita segurança. Tá show de bola”, disse Rejane Oliveira.

Atrações locais e nacionais

A folia no circuito Rio Bacanga apenas começou. Para o segundo e terceiro dia (23 e 24 de fevereiro) estão previstos shows de atrações locais e de artistas nacionais como Avine Vinny e Mano Walter.

Veja a programação do circuito Rio Bacanga para o domingo (23) e segunda-feira (24):

Domingo

16h – Show Máquina de Descascar’alho
18h – Grupo Bem Dito Samba
19h – Avine Vinny
21h – Grupo Misturô
22h – Banda Blocão do Nina

Segunda

16h – Banda da Bandida
18h – Banda Kayambá
20h – Mano Walter
22h – Sambaceuma
23h – Mix in Brazil

A programação completa dos quatro circuitos da folia está disponível no site www.ma.gov.br/carnavaldomaranhao e no aplicativo Carnaval do Maranhão, disponível para smartphones com sistema operacional Android.

O Carnaval do Maranhão 2020 é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís e apoio do Grupo Mateus.

Fechar