Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Carnaval estimula o turismo e movimenta setor hoteleiro do Maranhão

Taxa de ocupação nos hotéis das cidades litorâneas costuma girar em torno de 75% nesta época do ano.

Carnaval atrai turistas e fortalece a indústria hoteleira local (Foto: Divulgação)

Um dos eventos anuais mais aguardados dos brasileiros nos quatro cantos do país, o carnaval também é sinônimo de oportunidade para diversos setores da economia. Um dos segmentos que costuma faturar mais nessa época do ano é o hoteleiro. No Maranhão a lógica não seria diferente. Com o recente reposicionamento do carnaval maranhense no cenário nacional, a festa no estado tem atraído um número maior de turistas nos últimos anos, fortalecendo a indústria hoteleira local.

“O carnaval sempre trouxe uma ocupação boa. Mas cada vez mais o carnaval está ficando melhor e mais organizado. Tanto a Prefeitura de São Luís quanto o Governo do Estado têm dado um suporte muito bom, animando a cidade com mais atrações e uma bela decoração”, é o que avalia de Armando Ferreira, gerente de um importante hotel de São Luís e membro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA).

De acordo com Armando Ferreira, nessa época do ano, a taxa de ocupação nos hotéis das cidades litorâneas costuma girar em torno de 75%. Ele enfatiza que a previsão é que haja um aumento de 7 a 8% da taxa de ocupação, em relação ao mesmo período do ano passado.

Entretanto, Ferreira ressalta que o número real pode ser outro, já que não entram na conta as reservas feitas em hotéis não-associados e em aplicativos ou serviços online de acomodações e hospedagem.

“A venda compartilhada da Airbnb, por exemplo, traz uma movimentação extra e nós não temos controle disso. De qualquer maneira a cidade está movimentada e tem um bom índice de movimentação turística”, pontua.

Para o hoteleiro, a história de São Luís e a alegria típica da população da cidade, fazem com que a procura pela festa esteja crescendo ano após ano.  “São Luís é uma cidade que tem história, é uma cidade alegre e o carnaval tem trazido um movimento considerado todos os anos. A cidade está bem divulgada e nós temos muita procura. São Luís é um destino que ainda é considerado a bola da vez”, ressaltou.

E os turistas que vêm de longe têm aprovado a festa. A dinamarqueda Mette Ronnau foi até a Madre Deus: “Eu acho muito divertido, muito diferente para mim.”

Carnaval 2020

A festa oficial do Carnaval do Maranhão 2020 começa nesta sexta-feira, 21, e se estende até a terça-feira, 25 de fevereiro, nos circuitos Beira Mar, Madre Deus, Rio Bacanga e Passarela do Samba. Ainda será oferecida programação infantil no Parque do Rangedor, no domingo de Carnaval, com Bailinho Infantil e concurso de fantasias.

Mais de 300 atrações locais e nacionais, além de blocos tradicionais, desfile de escolas de samba, grupos afros e tribos de índios devem animar milhares de pessoas nos cinco dias de festa.

A programação completa está disponível no site www.ma.gov.br/carnavaldomaranhao e no aplicativo Carnaval do Maranhão, disponível para smartphones com sistema operacional Android.

Carregando