Chegou o carnaval e, mesmo sendo um atleta (ou não), tenho certeza que vai usar músculos que nunca foram ativados tanto de forma tão intensa com o samba. São muitos dias de folia e estou escrevendo porque quero que você esqueça a dor e apenas se divirta.
Se você cortar o pé ou bater a perna, não há necessidade de adivinhar onde está o problema ou como tratá-lo. Mas a dor insidiosa pode ser causada por um grande número de razões. É por isso que vou dar dicas úteis sobre como prevenir ou reduzir a dor ou desconforto no pé.
Atendo diariamente queixas de dores nos pés, mas incrivelmente após o carnaval as consultas crescem mais de 47%. A dor pode variar de leve a grave e pode durar pouco tempo ou ser um problema contínuo. Felizmente, muitas medidas podem ajudar a aliviá-la.
As dicas a seguir ajudarão você a reduzir esta estatística ou também podem ajudar a impedir que você tenha problemas futuros.
- Escolha sapatos confortáveis, espaçosos e bem almofadados;
- Evite sapatos com salto alto e áreas estreitas nos dedos dos pés;
- Mantenha um peso saudável;
- Faça alongamentos antes de praticar exercícios vigorosos;
- Pratique uma boa higiene dos pés;
- Sempre use calçados quando estiver ao ar livre para proteger seus pésALONGAMENTO
A coisa mais importante a fazer para ajudar a reduzir a dor e também preveni-la é alongar o pé e o tornozelo regularmente. Veja os exercícios de alongamento como sugestões. Faça pelo menos alguns, de preferência regularmente e não só no carnaval.
Alongamento passivo para tornozelo – segure suavemente o pé e dobre o tornozelo e o pé para cima e para baixo. Segure 30 segundos.
Alongamento passivo para flexão / extensão do dedo do pé – segure cuidadosamente o dedão do pé e endireite-o para sentir o alongamento na parte inferior do pé. Mantenha 20 segundos.
Alongamento para o músculo da panturrilha com joelho reto – fique em pé com o pé esquerdo para trás, a perna esticada, a frente dobrada. Mantendo o calcanhar no chão, ligeiramente virado para fora, encoste-se na parede até sentir o alongamento na panturrilha direita. Segure 30 segundos. Complete na perna oposta também.
Calçados
- Não vá descalço
Não vá descalço nem use solados flexíveis. Você pode ferir o pé ou, se o solado for feito de material pouco resistente, também pode ser perfurado. Andar descalço também pode colaborar para formar calos e bolhas pela pressão e temperatura; a pressão excessiva vai gerar dor e pode levar a verrugas plantares e pé de atleta por contaminações.
Chinelos ou sapatos planos podem causar dor no calcanhar, tendinite e fraturas por estresse, especialmente para dançar, uma vez que não absorvem impacto. Se você deseja usar chinelos com bom apoio ortopédico, use os com suporte ergonômico exclusivo para os pés e poderá caminhar confortavelmente o dia inteiro neles.
- Sapatos confortáveis, espaçosos e almofadados
Ter espaço suficiente para os pés ou dedos dos pés respirarem é essencial. Você precisa de conforto e espaço, não sapatos apertados e pés apertados. Dê preferência para os ortopédicos e tênis, e escolha uma largura que se adapte a seus pés.
- Saia do salto
Não é preciso dizer, mas vou dizer assim mesmo: evite sapatos de salto alto no Carnaval. Sempre. A chance de evoluir com dor e desconforto aumenta quando você está de salto. Esse tipo de calçado força todo o peso na frente do pé e causa dor. O salto alto também coloca você no caminho mais rápido para joanetes, calos e outros problemas, além do desequilíbrio e chance de torção.
Se você gosta de saltos, tente tipo anabela, com a base bem estável. Um salto de duas polegadas é melhor que um salto de quatro polegadas. Não os use todos os dias e não os use quando for dançar por um longo tempo. Escolha saltos grossos em vez dos finos e de preferência aos com pata anterior
Razão inesperada: unhas dos pés
Com o passar dos anos, 65% das pessoas com mais de 50 anos ou mais têm unhas dos pés grossas, tornando-as um dos problemas mais comuns nos pés. Uma vez que as unhas engrossam, elas podem ficar doloridas na base dos dedos pelo aumento de pressão e volume.
No carnaval, o mesmo sintoma acontece pela sobrecarga no antepé, gerando dores nas unhas, eventualmente sangramento subungueal e unhas encravadas, o que acontece quando a borda da unha cresce na pele ao redor do dedo do pé.
A melhor maneira de evitar isso é cortar as unhas dos pés com uma tesoura limpa e afiada. Não arredonde os cantos para combinar com a forma do seu dedo do pé.
Pernas fortes
Se você conseguir, trabalhar os músculos da perna ajuda a prevenir as dores e te prepara para o próximo carnaval. Ter força muscular é fundamental para manter o corpo blindado contra lesões, além de proteger os ossos e articulações. Com um corpo fortalecido, a tarefa de encarar ladeiras, ir mais longe e ganhar mais resistência para dançar será facilitada.
Selecionamos cinco exercícios para os músculos da perna com 12 a 15 repetições, duas a três vezes por semana:
- Dorsiflexão: os dedos dos pés são movidos em direção à perna;
- Flexão plantar: movimento de apontar os dedos para baixo;
- Inversão: movimento do plano frontal, com rotação dos calcâneos para dentro e para cima;
- Eversão: movimento do plano frontal, com rotação dos calcâneos para fora e para cima;
- Colocar uma bolinha entre os pés e apertá-la.
Assim, você se cuida, não se machuca e, de quebra, previne problemas futuros.
Bom carnaval! Saúde, galera!
@DraAnaPSimoes (com a colaboração da fisioterapeuta Heloisa Helena R. Lucera – @Ambientefit)