Como prevenir ou reduzir a dor nas pernas e pés no Carnaval

Ortopedista dá dicas e ensina exercícios e alongamentos que podem ser feitos em casa

Fonte: Ana Paula Simões

Chegou o carnaval e, mesmo sendo um atleta (ou não), tenho certeza que vai usar músculos que nunca foram ativados tanto de forma tão intensa com o samba. São muitos dias de folia e estou escrevendo porque quero que você esqueça a dor e apenas se divirta.

Se você cortar o pé ou bater a perna, não há necessidade de adivinhar onde está o problema ou como tratá-lo. Mas a dor insidiosa pode ser causada por um grande número de razões. É por isso que vou dar dicas úteis sobre como prevenir ou reduzir a dor ou desconforto no pé.

Bolinhas de massagem podem ajudar no fortalecimento de pés e pernas — Foto: iStock Getty Images

Atendo diariamente queixas de dores nos pés, mas incrivelmente após o carnaval as consultas crescem mais de 47%. A dor pode variar de leve a grave e pode durar pouco tempo ou ser um problema contínuo. Felizmente, muitas medidas podem ajudar a aliviá-la.

As dicas a seguir ajudarão você a reduzir esta estatística ou também podem ajudar a impedir que você tenha problemas futuros.

  1. Escolha sapatos confortáveis, espaçosos e bem almofadados;
  2. Evite sapatos com salto alto e áreas estreitas nos dedos dos pés;
  3. Mantenha um peso saudável;
  4. Faça alongamentos antes de praticar exercícios vigorosos;
  5. Pratique uma boa higiene dos pés;
  6. Sempre use calçados quando estiver ao ar livre para proteger seus pésALONGAMENTO

    A coisa mais importante a fazer para ajudar a reduzir a dor e também preveni-la é alongar o pé e o tornozelo regularmente. Veja os exercícios de alongamento como sugestões. Faça pelo menos alguns, de preferência regularmente e não só no carnaval.

    Alongamento passivo para tornozelo – segure suavemente o pé e dobre o tornozelo e o pé para cima e para baixo. Segure 30 segundos.

    Alongamento passivo para flexão / extensão do dedo do pé – segure cuidadosamente o dedão do pé e endireite-o para sentir o alongamento na parte inferior do pé. Mantenha 20 segundos.

    Alongamento para o músculo da panturrilha com joelho reto – fique em pé com o pé esquerdo para trás, a perna esticada, a frente dobrada. Mantendo o calcanhar no chão, ligeiramente virado para fora, encoste-se na parede até sentir o alongamento na panturrilha direita. Segure 30 segundos. Complete na perna oposta também.

    Calçados

    • Não vá descalço

    Não vá descalço nem use solados flexíveis. Você pode ferir o pé ou, se o solado for feito de material pouco resistente, também pode ser perfurado. Andar descalço também pode colaborar para formar calos e bolhas pela pressão e temperatura; a pressão excessiva vai gerar dor e pode levar a verrugas plantares e pé de atleta por contaminações.

    Chinelos ou sapatos planos podem causar dor no calcanhar, tendinite e fraturas por estresse, especialmente para dançar, uma vez que não absorvem impacto. Se você deseja usar chinelos com bom apoio ortopédico, use os com suporte ergonômico exclusivo para os pés e poderá caminhar confortavelmente o dia inteiro neles.

    • Sapatos confortáveis, espaçosos e almofadados

    Ter espaço suficiente para os pés ou dedos dos pés respirarem é essencial. Você precisa de conforto e espaço, não sapatos apertados e pés apertados. Dê preferência para os ortopédicos e tênis, e escolha uma largura que se adapte a seus pés.

    • Saia do salto

    Não é preciso dizer, mas vou dizer assim mesmo: evite sapatos de salto alto no Carnaval. Sempre. A chance de evoluir com dor e desconforto aumenta quando você está de salto. Esse tipo de calçado força todo o peso na frente do pé e causa dor. O salto alto também coloca você no caminho mais rápido para joanetes, calos e outros problemas, além do desequilíbrio e chance de torção.

    Se você gosta de saltos, tente tipo anabela, com a base bem estável. Um salto de duas polegadas é melhor que um salto de quatro polegadas. Não os use todos os dias e não os use quando for dançar por um longo tempo. Escolha saltos grossos em vez dos finos e de preferência aos com pata anterior

    Razão inesperada: unhas dos pés

    Com o passar dos anos, 65% das pessoas com mais de 50 anos ou mais têm unhas dos pés grossas, tornando-as um dos problemas mais comuns nos pés. Uma vez que as unhas engrossam, elas podem ficar doloridas na base dos dedos pelo aumento de pressão e volume.

    No carnaval, o mesmo sintoma acontece pela sobrecarga no antepé, gerando dores nas unhas, eventualmente sangramento subungueal e unhas encravadas, o que acontece quando a borda da unha cresce na pele ao redor do dedo do pé.

    A melhor maneira de evitar isso é cortar as unhas dos pés com uma tesoura limpa e afiada. Não arredonde os cantos para combinar com a forma do seu dedo do pé.

    Pernas fortes

    Se você conseguir, trabalhar os músculos da perna ajuda a prevenir as dores e te prepara para o próximo carnaval. Ter força muscular é fundamental para manter o corpo blindado contra lesões, além de proteger os ossos e articulações. Com um corpo fortalecido, a tarefa de encarar ladeiras, ir mais longe e ganhar mais resistência para dançar será facilitada.

    Selecionamos cinco exercícios para os músculos da perna com 12 a 15 repetições, duas a três vezes por semana:

    1. Dorsiflexão: os dedos dos pés são movidos em direção à perna;
    2. Flexão plantar: movimento de apontar os dedos para baixo;
    3. Inversão: movimento do plano frontal, com rotação dos calcâneos para dentro e para cima;
    4. Eversão: movimento do plano frontal, com rotação dos calcâneos para fora e para cima;
    5. Colocar uma bolinha entre os pés e apertá-la.

    Assim, você se cuida, não se machuca e, de quebra, previne problemas futuros.

    Bom carnaval! Saúde, galera!

    @DraAnaPSimoes (com a colaboração da fisioterapeuta Heloisa Helena R. Lucera – @Ambientefit)

Fechar