Com pouco mais de dois meses de funcionamento, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) já havia sido credenciado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) a oferecer o programa de residência médica na área.

O HTO receberá, a partir de segunda-feira, 02, novos profissionais da área da turma dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que participaram, nesta sexta-feira (28) de uma cerimônia de boas-vindas realizada pelo Governo do Estado.

Na ocasião, o governador Flávio Dino destacou os investimentos que o Maranhão tem feito na saúde e conclamou os novos residentes a defender e fortalecer cada vez mais o Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou os avanços do Hospital de Traumatologia e a contribuição dos residentes: “O HTO tem revolucionado a saúde do estado, diminuindo gradualmente uma fila histórica por procedimentos na área. Em pouco mais de dois meses, atendemos pacientes que aguardavam há muito tempo uma cirurgia. Com a residência, estamos cumprindo, também, o papel educativo da unidade, que receberá novos profissionais para a formação do quadro de médicos maranhenses. Ganha a saúde do Maranhão, que sai fortalecida com esta inciativa”, pontuou.

O credenciamento representa o reconhecimento do trabalho realizado no HTO, visto que a AMB e a SBOT só chancelam a residência médica para os melhores hospitais do país.

No Programa de Residência Médica, além do HTO, os novos residentes atuarão nas áreas de clínica médica (Hospital Dr. Carlos Macieira); cirurgia geral e cirurgia básica (Hospital Dr. Carlos Macieira); psiquiatria (Hospital Nina Rodrigues); pediatria (Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos); dermatologia (Hospital Dr. Carlos Macieira); e urologia (Hospital Dr. Carlos Macieira).

Com corpo clínico com mais de 45 médicos e equipamentos de alta tecnologia, a unidade oferece atendimento ambulatorial e cirúrgico, marcação de consultas, análises clínicas, exames de imagem (raio-x, ultrassonografia, tomografia).