Marinha e Vale atualizam informações sobre apoio ao navio Stellar Banner

A embarcação está encalhada fora do canal de acesso do Terminal Marítimo Ponta da Madeira

Fonte: Redação/Assessoria

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), e a Vale divulgaram notas à imprensa, nesta quinta-feira (27), atualizando informações sobre a situação do navio “Stellar Banner”:

NOTA DA CAPITANIA DOS PORTOS

“A Marinha do Brasil informa que realizou nesta quinta-feira (27), na Capitania dos Portos do Maranhão, reunião com representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ARDENT GLOBAL, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui e Agentes Marítimos, com objetivo de ampliar a avaliação e definir ações específicas quanto a situação do navio “Stellar Banner”.

A empresa contratada pelo armador permanece no local realizando inspeção das condições estruturais do navio e conta com quatro rebocadores para apoio e resposta, em caso de vazamentos de carga ou de óleo combustível, não confirmados até o momento.

A Marinha do Brasil enviou o Navio Hidroceanográfico Garnier Sampaio, Navio de Apoio Oceânico (NApOc) Iguatemi e uma Aeronave (UH-15), do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, com previsão de realizar um sobrevoo ainda hoje na área de ação. O emprego desses meios visa apoiar, fiscalizar e verificar a viabilidade dos planos de desencalhe para a retirada da embarcação do local.”

NOTA DA VALE

A Vale informa que tem empenhado todos os esforços e recursos para mitigar os possíveis impactos causados pelo incidente com o navio MV Stellar Banner, de propriedade e operado pela empresa sul-coreana Polaris.

Entre as medidas de apoio técnico e logístico adotadas pela Vale nessa quinta-feira (27), em conjunto com as autoridades marítimas e ambientais responsáveis, estão: – Solicitação à Petrobras da cessão de navios Oil Spill Recovery Vessel (OSRV) para contenção de eventual vazamento de óleo, pedido que foi prontamente atendido; – Solicitação e obtenção junto ao Ibama, de forma célere, de devida autorização formal para o deslocamento das embarcações para a Costa do Maranhão, – Contratação de especialistas em salvatagem, adicionalmente à empresa contratada pela proprietária e operadora do navio, para acelerar o plano de retirada do óleo da embarcação; – Solicitação de boias oceânicas off shore, que podem servir preventivamente como barreiras de contenção adequadas para mar aberto, se necessário; – Disponibilização de helicópteros para a movimentação de pessoal até o local.

A embarcação está encalhada a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís (MA), fora do canal de acesso do Terminal Marítimo Ponta da Madeira, de onde partiu na última segunda-feira (24). Os 20 tripulantes foram retirados do navio em segurança. Como operadora portuária, a Vale reforça que seguirá atuando no caso com total suporte técnico-operacional e colaboração ativa com as autoridades marítimas.

Fechar