O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) está atendendo mais pacientes do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura: o Socorrão II. A iniciativa faz parte do programa Mais Cirurgias, criado pelo Governo do Estado. Tem o objetivo de zerar a fila de pacientes do Socorrão II que esperam por procedimentos cirúrgicos. Os primeiros procedimentos já foram realizados, reduzindo em 20% a fila existente.
Os procedimentos foram realizados inclusive durante o Carnaval, com a proposta de zerar a fila de pacientes que já estavam prontos para realizar o procedimento cirúrgico, com os exames concluídos.
Para alcançar a meta, a unidade de saúde investiu na aquisição de material e estendeu o horário para a realização dos procedimentos.
Os pacientes do Socorrão II que fizeram ou aguardam procedimento pelo programa Mais Cirurgias no HTO passaram por uma triagem, para que fossem identificados aqueles que já estariam aptos para a cirurgia. Entre os procedimentos mais realizados está a osteossíntese, intervenção cirúrgica realizada para unir as extremidades do osso fraturado, por meio de sutura, anel, placa ou outros meios mecânicos.
Mais Cirurgias
O programa Mais Cirurgias foi lançado pelo governador Flávio Dino, em janeiro, em solenidade realizada no Palácio dos Leões. Com o Mais Cirurgias, este ano, deve ter um crescimento de 12% no número de cirurgias em relação ao ano passado. O programa é executado com o objetivo de aumentar o número de cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera dos pacientes pelos procedimentos.