Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prefeitura de São Luís inicia reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno

Serviços iniciados nesta terça-feira (03) serão feitos em parceria com o IPHAN.

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta terça-feira (3) as obras de reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno; espaços históricos e com rico acervo arquitetônico. Os serviços fazem parte do macroprograma São Luís em Obras e somam-se ao amplo pacote de revitalização do Centro Histórico de São Luís implantado em sua gestão com obras já executas ou em execução em diversos pontos da região central. Os trabalhos serão executados pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

As obras contemplam novo projeto paisagístico e mobiliário urbano, com bancos, lixeiras e abrigos, além de nova iluminação, que permite que os locais possam ser frequentados pela população também no período noturno. O emblemático relógio do Largo do Carmo será restaurado, assim como a estátua em homenagem ao escritor João Lisboa, que fica na praça que recebe o mesmo nome. Os demais monumentos históricos dos logradouros também serão restaurados.

As obras de intervenção compreendem ainda a ampliação dos espaços para pedestres, com adequação total às normas de acessibilidade; a uniformização do pavimento das vias que serão em paralelepípedos; além de maior percepção da amplitude do espaço urbano e da riqueza do conjunto arquitetônico dos logradouros.

O projeto prevê também a criação de uma rampa de acesso entre o Largo e a Igreja do Carmo e o reordenamento do serviço de engraxate, para desenvolvimento da atividade tradicionalmente realizada há décadas no espaço. Todos os elementos vão compor os cerca de 12 mil metros quadrados de área restaurada. O abrigo do Largo do Carmo será mantido e restaurado para preservar as características arquitetônicas art dèco da marquise do prédio. Todos os comerciantes que trabalham no local serão cadastrados para que possam continuar desenvolvendo suas atividades após a entrega das obras. O projeto inclui ainda banheiros públicos para uso pelos frequentadores.

Prefeitura de São Luís iniciou as reforma nesta terça-feira (Foto: Biné Morais)

Carregando