Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

‘A maternidade Maria do Amparo não vai fechar’, afirma secretário Lula Fylho ao vereador Dr. Gutemberg

A unidade de saúde será reaberta pela própria Prefeitura, funcionando em outro regime, sendo administrada pelo município.

Vereador Dr Gutemberg recebeu garantia do secretário de Saúde do município (Foto: Divulgação)

Após reunião com o secretário municipal de saúde, Lula Fylho, o vereador Dr. Gutemberg Araújo subiu a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, nesta quarta – feira (04), para tranquilizar a população sobre a situação da maternidade Maria do Amparo. Neste mês, a Unidade de Saúde encerrou o convênio com a Prefeitura de São Luís para a realização dos partos. Mas, o vereador explicou que, em breve, a maternidade será reaberta pela própria Prefeitura, funcionando em outro regime, sendo administrada pelo município.

“A minha fala de hoje vai em especial para as mulheres, que celebram no próximo dia 8 – o Dia Internacional da Mulher. A maternidade Maria do Amparo vai continuar oferecendo os serviços de ambulatório (exames e atendimentos). E, segundo afirmação do secretário Lula Fylho, a Prefeitura vai assumir a direção da maternidade, sob a forma de arrendamento. Já estão fazendo vistorias e outros procedimentos. Em breve, ela será reaberta para a realização de partos”, disse o vereador.

Durante o pronunciamento, o vereador destacou que a maternidade enfrenta uma situação delicada, com os médicos sem receber há 4 meses. Dr. Gutemberg, que trouxe o caso à Câmara Municipal de São Luís, lembrou ainda que abraçou essa luta, desde o ano passado, quando a unidade de saúde anunciou a paralisação das atividades.

Ainda no ano passado, foram realizadas várias reuniões em busca de uma solução para o problema. Em uma delas, foi firmado um convênio com a Prefeitura Municipal de São Luís e a maternidade foi reaberta. Mas o convênio terminou neste mês de março.

“O funcionamento dessa maternidade é uma questão de honra para essa Casa Parlamentar, que sempre lutou de forma intensa. Agradeço o esforço de todos, do presidente da Câmara, Osmar Filho, do Prefeito Edivaldo Holanda por escutar o pedido da população e do secretário Lula Fylho, que garantiu o retorno das atividades. A maternidade tem uma equipe com excelentes profissionais, sendo fundamental para nosso Estado. São cerca de 200 partos por mês. Vamos continuar acompanhando o caso e aguardando a reabertura integral da maternidade”, afirma Dr. Gutemberg.

Maternidade Maria do Amparo
A Maria do Amparo, localizada no bairro Anil, é responsável por 11% dos partos registrados na capital maranhense, sendo 100 mil contabilizados ao longo de 37 anos de existência. No final do ano passado, o vereador Dr. Gutemberg destinou R$ 1 milhão de emendas na Lei Orçamentária Anual – LOA 2019, além de emenda pessoal no valor de R$ 250 mil para o funcionamento da Maternidade Maria do Amparo.

Carregando