Caravana Mais Turismo chega a Humberto de Campos e Primeira Cruz

As ações aconteceram entre os dias 2 e 6 de março

Fonte: Setur

Qualificar, sensibilizar e capacitar o trade, artesãos e a comunidade local. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio da Caravana Mais Turismo do Polo Lençóis e Delta, esteve nos municípios de Humberto de Campos e no povoado de Cassó, em Primeira Cruz, entre os dias 2 e 6 de março.

Durante a ação foram ofertados cursos do programa Mais Qualificação e Turismo, palestras de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, através do programa Mais Infância Mais Turismo e cadastro de artesãos.

Foram oferecidos cursos de Mídias Sociais para promoção e comercialização no turismo, com (carga horária de 8 horas), Qualidade no Atendimento (4 horas), Técnicas de Arrumação para Camareira e Boas Práticas para Manipulação de Alimentos (8 horas), além de palestras de conscientização e ações de sensibilização da população contra a exploração infantil no meio turístico, por meio da Blitz Mais Infância, Mais Turismo, em escolas, meios de hospedagens, agências de viagens e postos de gasolina dos dois municípios.

A ação também realizou entrevistas e cadastramentos de artesãos para emissão da Carteira Nacional do Artesanato Brasileiro.

Em Humberto de Campos, técnicos da Setur realizaram palestras em cinco escolas municipais e sensibilizaram 372 crianças e adolescentes, com orientações sobre o abuso e violência sexual infantil, com foco nos polos turísticos maranhenses.

Os cursos de qualificação oferecidos pela caravana capacitaram e certificaram 57 pessoas no município com palestras de desenvolvimento profissional com foco na Qualidade do Atendimento, em técnicas de arrumação para camareira e desenvolvimento de boas práticas para manipulação de alimentos.

Também no município foram cadastrados quatro artesãos para formalização e inserção de seus dados junto ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), para emissão da carteira nacional do artesão, fornecida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

No povoado Cassó foram capacitados 70 pessoas com cursos de qualificação profissional e 25 crianças e adolescentes sensibilizados com palestras do Mais Infância, Mais Turismo. As ações da caravana em Cassó encerram nesta sexta-feira (6).

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, destacou as ações da caravana. “A nossa intenção é levar a Caravana Mais Turismo para todas as regiões do Maranhão capacitando o trade, agentes públicos, artesãos, a comunidade local, e promovendo nossos destinos com excelência no atendimento e profissionais qualificados”, comentou o secretário.

Caravana Mais Turismo na Chapada das Mesas

Além das ações desenvolvidas em Humberto de Campos e Primeira Cruz, a Setur realiza, simultaneamente, a Caravana Mais Turismo no Polo Chapada das Mesas, com ações nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito.

Fechar