Em encontro com Flávio Dino, Mourão anuncia que apresentará plano para proteger a Amazônia

Em reunião com o governador, vice-presidente garante plano contra desmatamentos e queimadas em toda região amazônica

Fonte: Redação

O governador Flávio Dino reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (5), no Palácio dos Leões, com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que fez uma explanação sobre o Conselho da Amazônia Legal.

Durante a audiência, Mourão garantiu que apresentará aos governadores um plano arrojado contra desmatamento e queimadas em toda a região amazônica. Esta é a primeira vez que Mourão vem ao Maranhão desde a mudança que transferiu o Conselho da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-Presidência da República. E também após a exclusão dos governadores da região do grupo que discute estratégias para a Amazônia.

Conforme o decreto de 1995, o Conselho seria composto por 20 ministros; três representantes de órgãos federais; e pelos governadores da Amazônia Legal. Integram a Amazônia Legal: o Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

De acordo com recente decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, agora integram o Conselho o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros das seguintes pastas: Casa Civil; Justiça, Defesa, Relações Exteriores, Economia, Infraestrutura, Agricultura; Minas e Energia; Ciência, Tecnologia e Comunicações; Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional; Secretaria Geral da Presidência; Secretaria de Governo da Presidência; Gabinete de Segurança Institucional.

DEFESA DA AMAZÔNIA

Durante o encontro no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino fez uma explanação sobre o trabalho do Governo do Maranhão na proteção ao meio ambiente. Mourão, por sua vez, informou que está fazendo um plano que, ainda neste mês de março, será apresentado aos governadores.  O vice-presidente adiantou detalhes e falou sobre diretrizes de uma política global contra desmatamentos e queimadas na Amazônia.

Após o encontro com o governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, concedeu entrevista coletiva à imprensa, no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, onde informou que o motivo principal de sua visita ao Maranhão foi prestar informações sobre o Conselho da Amazônia Legal.

REUNIÃO PARTIDÁRIA

Mourão aproveitou também sua visita a São Luís para realizar uma reunião com integrantes da cúpula local do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), com os quais discutiu sobre articulações com vistas às eleições municipais de 2020.

O presidente do PRTB no Maranhão, Jairzinho Filho, disse que Hamilton Mourão tem a palavra como principal trunfo nas suas articulações políticas dentro do partido, tanto para trazer novos líderes que encabecem as candidaturas majoritárias, como para trazer apoiadores de outros partidos à campanha que se aproxima. “Mourão dialoga com os políticos de todas as correntes, procurando adeptos aos projetos de governo. Essa maturidade no trabalho dentro do PRTB do vice-presidente é fruto da experiência que ele adquiriu em 47 anos de Exército, o que para ele tem feito a diferença”, afirmou Jairzinho Filho.

Segundo ele, no Maranhão, o PRTB trava discussão sobre questões internas, com o objetivo de fortalecer o campo da direita no estado. “Mourão vem trazendo não só orientação nacional como grande líder do partido, mas também garantir apoio estruturante e moral aos candidatos do partido, para que esses possam fazer uma campanha vitoriosa. Por todos os estados que passa, Hamilton Mourão tem conseguido fazer com que o PRTB cresça”, ressaltou Jairzinho Filho.

Ele acrescentou que o PRTB tem feito filiações de nomes importantes tanto na capital como por todas as regiões do estado, como a que aconteceu no final de semana em Imperatriz, a segunda maior cidade do estado, que aglutinou em suas fileiras o pastor Daniel Vieira, um dos mais bem pontuados nas pesquisas na cidade e com grandes chances de ser eleito prefeito.

Fechar