Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

IBGE abre 5.980 vagas no Maranhão para o Censo 2020

São dois processos seletivos. As inscrições começam nesta quinta (5) e vão até 24 de março

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 5.980 vagas temporárias no Maranhão para o Censo 2020. Os editais foram publicados nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial da União. As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas.

São dois processos seletivos. As inscrições começam nesta quinta (5) e vão até 24 de março. Esses profissionais irão trabalhar na coleta de informações do Censo 2020, entrevistando os moradores de todos domicílios brasileiros.

O primeiro edital oferece 5.105 vagas para a função de recenseador. Os candidatos precisam ter apenas o ensino fundamental completo. Para esta função, a remuneração será por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Os profissionais contratados temporariamente também terão direito a férias e 13º salários proporcionais. Veja AQUI o edital. A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento.

A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidades de conclusão das atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária. A prova objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 24 de maio.

Distribuição de vagas do concurso para recenseadores — Foto: Divulgação/IBGE

 

Vagas para agentes censitários

O segundo edital prevê o preenchimento de 875 vagas para a função de agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Confira AQUI o edital. Para estas vagas, é exigido ensino médio completo. Os melhores colocados em cada município ocuparão a vaga de agente censitário municipal, que será o responsável pela coordenação da coleta naquela cidade. Os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores. As remunerações dessas duas funções são de R$ 2.100 e R$ 1.700, respectivamente.

A previsão de duração do contrato para agentes censitários é de até 5 meses, podendo também ser prorrogado. Para as vagas de agentes, a duração do contrato será maior porque serão esses profissionais que irão treinar os recenseadores. A prova está prevista para ser aplicada no dia 17 de maio.

Distribuição de vagas do concurso para agentes censitários municipais e supervisores — Foto: Divulgação/IBGE

Carregando