São Luís passa a contar com serviço de coleta seletiva domiciliar por agendamento

É possível solicitar a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado for igual ou superior a 100 litros, ou seja, um saco de lixo grande

Fonte: Da redação com Prefeitura

O município de São Luís vai passar a contar com o serviço de coleta seletiva. O serviço começa a ser prestado na segunda quinzena deste mês.

O serviço de coleta seletiva porta a porta funcionará por meio de agendamento. Será disponibilizado um número para o qual o cidadão poderá ligar ou mandar mensagem de texto, informando que dispõe de resíduo reciclável para a coleta. A partir disto, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana terá um prazo de três dias para recolher o resíduo na residência do cidadão. A coleta ocorrerá de segunda-feira a sábado.

Para ter acesso ao serviço, é necessário que o cidadão cumpra alguns requisitos básicos. É possível solicitar a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado for igual ou superior a 100 litros, ou seja, um saco de lixo grande. A partir disto, o interessado deve entrar em contato, informando o local de coleta e as demais informações solicitadas.

O serviço é exclusivo para os cidadãos, considerados pequenos geradores. Empresas e demais grandes geradores devem entregar seu material reciclável diretamente às cooperativas de catadores de materiais recicláveis cadastradas na Prefeitura.

O material não deve ser disposto na rua, pois a equipe da coleta seletiva vai bater na porta do cidadão para receber o material. No caso de quem mora em apartamento ou condomínio fechado, o agente de limpeza urbana responsável pela coleta irá pedir para a portaria interfonar. O veículo da coleta seletiva será devidamente identificado.

Antes de iniciar a coleta de recicláveis porta a porta, a Prefeitura de São Luís realizou um planejamento profissional de gestão de resíduos sólidos para atender às metas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal Nº 12.305/2010. Dentre as diversas ações e serviços implementados estão a política dos Ecopontos e a Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza.

A partir de 2016, quando foi inaugurado o primeiro Ecoponto (localizado no bairro Parque Amazonas), São Luís passou a ter um programa efetivo de coleta seletiva. Atualmente, são 17 equipamentos do tipo em pleno funcionamento e outros seguem em construção em diversas regiões da cidade. Os Ecopontos são equipamentos públicos onde a população pode fazer a entrega voluntária dos resíduos sólidos recicláveis e passíveis de reutilização.

E por meio da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza estão sendo realizadas ações de educação ambiental para que a população entenda a importância da coleta seletiva, da reciclagem e forma correta de fazer o manejo do seu resíduo domiciliar.

SAIBA MAIS

Como fazer a separação dos resíduos?

Os geradores domiciliares devem segregar os resíduos domésticos da seguinte forma:

– Recicláveis secos:

São os que podem ser reciclados, como papel e papelão limpo, plástico, vidro e metal. Estes resíduos são os que serão recolhidos pela coleta seletiva. Estes materiais podem ainda ser entregues voluntariamente em um dos Ecopontos de São Luís, que recebem ainda restos de materiais de construção, poda e capina e domésticos, lixo eletrônico, óleo de cozinha e outros resíduos.

– Não recicláveis/orgânicos:

São os indiferenciados, como louça, papel higiênico e fralda descartável, alimentos, como vegetais e frutas, além de palitos de madeira e papéis engordurados. Estes resíduos não poderão ser deixados em espaços públicos e precisam ser acondicionados em sacos plásticos e colocados na porta do domicílio apenas nos dias de coleta, cerca de duas horas antes da passagem do caminhão para o recolhimento.

SAIBA MAIS

Como solicitar o serviço da coleta seletiva?

Solicite a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado for igual ou superior a 100 litros, ou seja, 1 saco de lixo grande.

Qual o número para agendamento?

(98) 99188-9990

Informe o local de coleta e as demais informações solicitadas.

Quem pode solicitar?

Os cidadãos, pequenos geradores. Empresas e demais grandes geradores devem entregar seu material reciclável diretamente às cooperativas de catadores.

Como é realizada a coleta do material?

Durante o atendimento pelo telefone, a sua coleta seletiva será agendada com o prazo para retirada do material em até 72h, de segunda-feira a sábado. O material não deve ser disposto na rua, pois a equipe da coleta seletiva vai bater em sua porta para receber o material ou pedir para sua portaria interfonar, caso você more em condomínio. O veículo da coleta seletiva é devidamente identificado.

Fechar