Prefeitura de São Luís inicia obras de intervenção de trânsito na Avenida Daniel de La Touche e nova praça no Vinhais

Também foram assinadas Ordem de Serviços para reformas de logradouros e asfaltamento em bairros da capital

Fonte: Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís iniciou duas novas frentes de trabalho nesse sábado (7): a intervenção viária na Avenida Daniel de La Touche e a construção de uma nova praça no Vinhais. Os serviços integram o programa São Luís em Obras e vão garantir,segundo a prefeitura, mais segurança no trânsito e qualidade de vida para a população.

Na Cohama, a nova mudança na configuração geométrica da via consistirá no alargamento da Avenida Daniel de La Touche, do supermercado Mateus à rua do Aririzal, com o estreitamento do canteiro central e acréscimo de uma pista, aumentando de três para quatro faixas de rolamento. O atual conjunto semafórico será deslocado para um novo cruzamento que ficará à altura da Rua 24 (Rua da Caixa d’Água da Cohama).

A alteração de configuração geométrica e do conjunto semafórico implicará, ainda, na mudança da atual entrada de veículos para o sentido Residencial Pinheiros, nas vias de acesso atuais para os motoristas que vem do sentido bairro Olho d’Água.

A mudança representará a duplicação do volume de veículos que trafega pela região, segundo aprefeitura. Atualmente o trânsito na área é bem denso em razão do grande volume de veículos que trafegam pela Daniel de La Touche, saindo dos bairros ou vindo da Jerônimo de Albuquerque. A mudança na geometria do trânsito neste trecho vai proporcionar a criação de um cruzamento simples de dois tipos, duplicando o volume de tráfego sem engarrafar o trânsito. Ou seja, o tempo de deslocamento será menor.

Com a mudança, o motorista precisará fazer um retorno de quadra pela Rua Euclides Farias (rua da em frente à Igreja Católica), seguindo para Rua da Caixa d’Água e fazendo o cruzamento da avenida, seguindo para o seu destino. A via de acesso ao Residencial Pinheiros para os motoristas que vem do sentido Elevado da Cohama, pela lateral do supermercado, não será alterada.

MOBILIDADE

Esta não é a primeira intervenção de trânsito executada na região. Já foram feitas mudanças na configuração geométrica e implantação de nova sinalização na Rua do Aririzal e nas vias entorno, às quais trouxeram melhorias significativas para a fluidez do trânsito na região.

As intervenções na Avenida Daniel de La Touche se somam às demais ações promovidas nessa via e em outras da região, como a que foi realizada na Cohab, em um outro trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do Supermercado Mateus e Hospital São Domingos. Outra obra que contribuiu para melhoria do trânsito na região é o Complexo Viário da Forquilha e a reestruturação viária no São Cristóvão.

PRAÇA NO VINHAIS

O projeto arquitetônico da praça, localizada na Rua 27, no Vinhais, contempla a construção do piso, instalação de equipamentos como aparelhos de ginástica, área para playground, bancos e paisagismo, seguindo as dimensões da área da praça. “Esta será uma praça voltada para a prática esportiva, contribuindo para a qualidade de vida dos moradores do entorno, que terão um espaço qualificado para praticarem atividade física diariamente”, disse o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

O Conjunto Vinhais foi construído há 40 anos. No bairro há diversas áreas que foram reservadas para a construção de praças, no entanto, nunca foram feitas. “Eu moro aqui há 40 anos e Edivaldo é o primeiro prefeito a construir estas praças. Para mim é um sonho realizado. Agora a gente vai ter onde praticar atividade física”, disse Fátima Reis.

A construção das praças, segundo a prefeitura, amplia os investimentos no Conjunto Vinhais que recentemente foi recebeu um amplo pacote de obras de asfaltamento (totalizando 16 km de pavimentação, beneficiando duas avenidas e 63 ruas) por meio o programa São Luís em Obras. Ao longo da gestão também já foi executada toda a reforma da Praça do Letrado entre diversas outras ações no bairro.

Fechar