Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Secretaria de Saúde monitora dez casos suspeitos de COVID-19 no Maranhão

Nove ocorrência são observadas em São Luís e um caso está sendo acompanhado na cidade de Imperatriz

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunicou, na noite dessa sextafeira (13), que o Maranhão monitora dez casos suspeitos de COVID-19, sendo nove em São Luís e um caso em Imperatriz.

Na capital maranhense, os cinco novos casos suspeitos registrados, ontem, são: homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo; mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica; mulher de 64 anos, contato com suspeito de COVID-19; homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque. No interior do estado, o primeiro caso suspeito é de um homem, de 21 anos, com histórico de viagem para a Alemanha.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) realiza o monitoramento dos casos. Estas pessoas foram orientadas, conforme protocolo do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus, e seguem em isolamento domiciliar por não apresentarem gravidade no quadro clínico.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) já encaminhou amostras coletadas dos cinco novos casos para análise do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Belém (PA), para confirmação ou descarte da suspeita. Até o momento, não há casos confirmados do COVID-19 no Maranhão.

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

A SES informa, ainda, que o Ministério da Saúde (MS) divulgou nessa sexta-feira (13) as informações sobre casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo (capital) e do Rio de Janeiro (capital). Segundo o órgão, os casos de transmissão comunitária são aqueles quando não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

Carregando