Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

“A única forma de combater o coronavírus é diminuir a circulação das pessoas”, alerta Dr. Gutemberg

Para o parlamentar, os gestores precisam dialogar, de forma urgente, com todas as camadas da sociedade.

Dr. Gutemberg fez alertas sobre o coronavírus na tribuna da Câmara Municipal (Foto: Divulgação)

O vereador e médico Dr. Gutemberg Araújo usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, nesta terça-feira, 17, para, mais uma vez, alertar a população sobre os cuidados com o coronavírus e sugerir aos gestores públicos uma reunião com o comércio e demais segmentos da sociedade. A ideia é traçar um planejamento estratégico com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas nas ruas e locais de alta aglomeração.

Médico e professor da Universidade Federal do Maranhão, Dr. Gutemberg começou o discurso destacando que ninguém pode subestimar uma doença que virou uma pandemia e já matou mais de 5 mil pessoas no mundo: “Temos a primeira morte por coronavírus no Brasil, em São Paulo, e já são mais de 230 casos confirmados da doença no país. Além do coronavírus, ainda temos os surtos de H1N1, outra doença muito perigosa. O que está acontecendo é a chamada ‘transmissão comunitária’. A única forma de evitar a proliferação dessas doenças é reduzir a circulação das pessoas, isso somado aos cuidados com a higiene. Os gestores precisam dialogar, de forma urgente, com todas as camadas da sociedade”, advertiu Dr. Gutemberg.

O vereador ainda sugeriu aos pacientes de risco, como os idosos acima de 60 anos, para solicitar dos seus médicos receitas com mais medicamentos, evitando retorno aos consultórios. Outra medida é avaliar a necessidade de suspensão dos procedimentos eletivos cirúrgicos e ambulatoriais.

“Tenho conversado, constantemente, com o secretário de saúde do Estado, Carlos Lula. Parabenizo as atitudes do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís para combater a doença. Reforço a todos que não precisamos de tumulto, precisamos de atenção e prudência em nossas ações”, disse Dr. Gutemberg.

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, solicitou ao vereador Dr. Gutemberg sugestões de ações preventivas na Casa Parlamentar.

Dr. Gutemberg aconselhou a utilização de de álcool gel no ambiente de trabalho e a realização de uma triagem dos servidores que apresentem sintomas de gripe. Neste caso, o ideal é o uso de máscaras ou o afastamento para recuperação em suas casas. Para os idosos com mais de 60 anos, a sugestão é para ficarem em casa.

O parlamentar ainda frisou que é preciso avaliar a possibilidade de suspender audiências públicas e recomendar aos vereadores que não realizem eventos com muitas pessoas. “E cada um de nós precisa fazer a sua parte, como lavar bem as mãos com água e sabão, seja em casa, na rua, ou no trabalho. Fora de casa, feche a torneira com papel toalha. Nesse momento de dúvidas, infelizmente, temos que evitar o aperto de mãos, pegar em corrimãos e evitar aglomerações.”, analisou Dr. Gutemberg.

Carregando