Os acidentes de trânsito com quebra de postes da rede elétrica têm sido recorrentes em todo o Maranhão. No período chuvoso não é diferente, o perigo aumenta devido as condições em que as vias e estradas se encontram. Quando este tipo de incidente ocorre, afeta tanto quem está conduzindo o veículo, quanto a população em geral.
Segundo dados da Equatorial Energia Maranhão, de janeiro ao início de março de 2020, já foram registradas 390 ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede de distribuição de energia elétrica, em todo o estado. Na Grande São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa), a quantidade de ocorrências este ano já chegam à 88. Em 2019 foram registradas mais de 2 mil ocorrências de acidentes com quebra de postes no Maranhão. Vale lembrar que estes dados não incluem os acidentes com os postes de iluminação pública.
Segundo a Executiva de Expansão da Equatorial Maranhão, Alinez Mendes “As consequências são para a população e também para o condutor do veículo e seus os eventuais passageiros. Na realidade toda a população sofre também, pois fica com o desconforto da falta de energia elétrica”, destaca Alinez Mendes.
Segundo os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada e nos finais de semana, devido excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez, sonolência do condutor, falha mecânica ou falta de atenção dos motoristas, como, por exemplo, o uso do celular ao volante e à falta de manutenção dos veículos.
Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a distribuidora de energia instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes – atualmente essas defensas são feitas com manilhas cheias de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro e preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.
Confira o ranking dos 10 municípios maranhenses com o maior número de acidentes com quebra de postes de janeiro a 09 de março:
Fique ligado!
Em caso de ocorrências dessa natureza, a Equatorial Maranhão ressalta que a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192). A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos, e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia.