Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Saiba como funciona o Centro de Testagem para coronavírus e quem deve ir

Desde segunda-feira (16), está funcionando na Policlínica Diamante, em São Luís, o primeiro Centro de Testagem para coronavírus do país

Foto: Reprodução

Desde segunda-feira (16), está funcionando na Policlínica Diamante, em São Luís, o primeiro Centro de Testagem para coronavírus do país.

Veja como ele funciona e quem deve ir até lá:

Quem deve ir?

– Deve ir quem, nos últimos 14 dias, retornou de viagem de área com coronavírus confirmado e tem sintomas de resfriado, coriza, tosse com ou sem febre. É preciso apresentar comprovante de viagem.

– Deve ir quem, nos últimos 14 dias, teve contato com pessoa confirmada ou com suspeita de coronavírus e apresenta os sintomas.

Quem NÃO deve ir?

– Não deve ir quem, nos últimos 14 dias, não viajou para lugares com coronavírus confirmado e nem teve contato com pessoa suspeita ou confirmada para a doença.

– Quem estiver com falta de ar e febre acima de 37,8 graus tem que procurar uma UPA ou hospital de urgência imediatamente. Nesse caso, NÃO deve ir ao Centro de Testagem.

Quando funciona?

– De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Como é o procedimento?

– O paciente entra por um setor isolado, faz os exames e vai embora para casa, sem ter contato com nenhum outro paciente.

– Logo na entrada, os pacientes são orientados a usar máscara de proteção e passam por uma breve triagem para avaliar se o caso é classificado como suspeito.

– Se for suspeito, o enfermeiro colhe a amostra de secreção nas narinas e de saliva na boca dos pacientes.

E depois?

– A coleta é encaminhada para o Laboratório Central do Maranhão (Lacen-MA), que realizará o mapeamento viral e, caso necessário, enviará a amostra para o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

O que acontece com o paciente após o teste?

– Se estiver com o quadro clínico agravado, é encaminhado para uma UPA. Caso contrário, os pacientes vão para casa e se comprometem a ficar em isolamento domiciliar, aguardando o resultado do exame.

– Os pacientes em isolamento domiciliar são monitorados por equipes de saúde que acompanham a evolução de cada caso.

E se o caso não for considerado suspeito?

– O paciente é orientado a ir para casa e tomar os cuidados necessários.

Qual o telefone para informações?

– Por meio do número (98) 3133-6406, a população é auxiliada sobre o atendimento do Centro de Testagem do Maranhão.

– Há também o telefone 136, do Ministério da Saúde, para esclarecimentos sobre o coronavírus.

Carregando