68 salas em São Luís serão disponibilizadas para campanha de vacinação contra Influenza/H1N1

Durante a campanha, a meta é vacinar pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários

Fonte: Da redação

Começa nesta segunda-feira (23) a primeira fase da campanha nacional de vacinação contra Influenza, que protege contra três vírus da gripe, incluindo o H1N1. Nesta etapa, que se estende até o dia 22 de abril, serão imunizados idosos a partir de 60 anos, todos os profissionais de saúde e crianças a partir de 6 meses de vida a menores de 6 anos de idade.

Em São Luís, serão disponibilizadas 68 salas de vacinação distribuídas nas unidades de saúde do município, a exemplo do Centro de Saúde Paulo Ramos (Centro) e do Centro de Saúde do Bairro de Fátima, assim como também nas Unidades Mistas de Saúde e outros postos em bairros da capital.

As 12 unidades de saúde que funcionam com horário estendido – sendo aos sábados de 7h ao meio-dia e de segunda a sexta das 7h às 18h – também estarão vacinando. Atualmente estão com atendimento estendido o Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (no Anjo da Guarda), Centro de Saúde São Raimundo, Unidade de Saúde da Família do São Francisco, Centro de Saúde Cohab Anil, Unidade Básica de Saúde Cintra (Anil), Centro de Saúde Santa Bárbara, Centro de Saúde Turu, Centro de Saúde Vila Nova, Centro de Saúde Fabiciana Moraes (Habitar Nice Lobão), Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab), Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis (Cidade Olímpica I) e Centro de Saúde Vila Bacanga (em breve).

O Ministério da Saúde (MS) entregou inicialmente 85 mil doses da vacina e até sexta-feira (20), serão distribuídos cerca de 54 mil doses para as unidades de saúde. A estimativa é de que a Coordenação de Imunização da Semus receba cerca de 290 mil doses de vacina no decorrer da campanha.

PÚBLICO-ALVO

Durante a campanha, a meta é vacinar pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. Após a primeira fase, será iniciada a segunda, a partir do dia 16 de abril e é destinada a professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos não transmissíveis, comorbidades e outras condições clínicas especiais.

A terceira fase ocorrerá a partir do dia 9 de maio e contemplará adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mulheres em fase de pós-parto), pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estiverem sob medidas socioeducativas.

ATENDIMENTO DOMICILIAR

A Prefeitura de São Luís vai realizar, ainda, a vacinação de pessoas consideradas acamadas, ou seja, que tenham visível restrição de locomoção ou impossibilidade de se deslocarem até às unidades de saúde. A imunização será feita por equipes do setor específico da Semus, que irão até as residências ou os imóveis de moradia dos pacientes.

Para ter acesso ao serviço, basta o usuário entrar em contato previamente pelo telefone (98) 99135-9332 (do setor de Imunização). O horário de atendimento por telefone será das 8h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a quinta-feira. E das 8h às 11h nas sextas-feiras.

Assim que for marcada a visita da equipe técnica da imunização, o paciente ou responsável legal deve aguardar por até 24 horas. Por ora, as visitas não acontecerão em feriados ou fins de semana. O serviço permanecerá disponível preliminarmente até o fim da campanha, prevista para encerrar, de acordo com o Ministério da Saúde, no dia 22 de maio deste ano.

Fechar