Exames de Painel Viral Respiratório estão sendo realizados no Lacmar

Laboratório presta serviços diagnósticos para rede pública e privada com precisão para enfrentamento da pandemia

Fonte: Redação

Com cinco unidades em bairros como Calhau, Olho d’Água, Monte Castelo, Anjo da Guarda e Cohatrac, além da sede no Ipase de Cima, o Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão (Lacmar) vem atuando fortemente no enfrentamento da pandemia do Covid-19 (Coronavírus) em São Luís.

São realizados exames de Painel Viral Respiratório, quando solicitado por médicos, que serve para diagnosticar 3 tipos de vírus: Influenza A (H1N1 entre outros), Influenza B e Vírus Sincicial Respiratório (VRS), a causa mais comum de pneumonia entre crianças com menos de cinco anos de idade.

Os primeiros sintomas do paciente infectado pela Influenza se confundem com os do Covid-19. Por isso, o exame inicial a nível de diagnóstico e triagem é o do Painel Viral Respiratório, para que possam ser descartadas as possibilidades de infecção por outros vírus como a Influenza A ou B, antes de encaminhar o paciente para o exame de contaminação pelo Covid-19.

Nesse contexto, o Laboratório Lacmar atualmente presta serviços a diversas estruturas da rede pública e privada nos setores ambulatoriais e hospitalares, dentre elas o Hospital e Maternidade NatusLumine, Hospital São Luís (HSLZ) e Unidades de Pronto Atendimento na capital maranhense.

“Entendemos que o papel do Lacmar é ainda mais importante nesse contexto de pandemia, e não estamos medindo esforços para ajudar o governo no Estado e a população maranhense em geral nesse enfrentamento coletivo contra o Covid-19. Nos últimos dias, temos seguido as diretrizes de nosso plano contingencial, abordando todos os setores da empresa. Contamos com uma equipe de 208 funcionários, em sua grande parte na linha de frente do enfrentamento desta epidemia. E para manter nossos serviços, temos zelado também pela segurança de nossas equipes assim como a dos pacientes; através da adoção de padrões e protocolos internacionais da área de diagnósticos clínicos e anatomopatológicos”, declarou o Diretor do Lacmar Vinícius Braid.

Sobre a demanda dos testes para diagnóstico do Covid-19, Braid explicou que os mesmos têm se restringido em grande parte ao setor hospitalar, realizados em pacientes já internados em estados mais graves; enquanto o maior volume é dos exames de Painéis Virais, os quais participam do processo de triagem em ambulatórios, para a primeira identificação e classificação de casos.

Todos os pacientes que apresentarem sintomas gripais e passarem por triagem médica com prescrição, poderão ser testados pelo Lacmar. Sobre o tempo de cada exame, ele explicou que o resultado dos testes varia de acordo com a sua complexidade. Atualmente no mercado brasileiro existem testes rápidos para Influenza A e B, que ficam prontos entre 20 a 30 minutos. Por outro lado, os testes para coronavírus podem levar até 48 horas para liberação, entretanto o processo de importação de testes rápidos para o Covid-19 está em trâmite.

“O Laboratório Lacmar espera receber insumos de teste rápido para o Covid-19 até a primeira semana do mês de Abril”, adiantou o diretor. Ele frisou que, até o momento, não houve nenhum caso de Covid-19 confirmado pelo Laboratório Lacmar. Braid completou que “é imperativo que a população entenda que a saúde mundial enfrenta uma das piores crises vistas na história da medicina; portanto, materiais básicos de insumo em medicina diagnóstica experienciam acréscimo substancial de demanda. Os governos de países desenvolvidos como a Suíça, França e Alemanha ratificam a importância do uso consciente destes insumos, alavancando a importância da responsabilidade social de possíveis pacientes e profissionais da área. Saber usar cada insumo é fundamental nesse momento de contingência”, lembrou.

Para que pessoas com sintomas gripais não lotem ainda mais os serviços de saúde sem necessidade, o Lacmar está orientando a todos em sua rede social (@ laboratoriolacmar), que devem registrar o caso aos serviços de saúde públicos e privados, por meio do formulário eletrônico disponível no endereço: http://bit.ly/2019-ncov; dentro das primeiras 24 horas, a partir da suspeita clínica.

Fechar