Dr. Gutemberg pede vacinação contra H1N1 nas farmácias e reivindica mais equipamentos de segurança para os profissionais da saúde

O parlamentar mostrou preocupação com a população de baixa renda

Fonte: Redação/Assessoria

Durante videoconferência com o secretário municipal de saúde, Lula Fylho, realizada pela Câmara Municipal de São Luís, o vereador e médico, Dr. Gutemberg Araújo, sugeriu ao secretário alternativas de locais para continuar a Campanha de vacinação contra a gripe H1N1/ Influenza. Dr. Gutemberg também pediu maior atenção com a população de baixa renda. Além disso, solicitou um aumento da insalubridade e do abono salarial para os profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

O vereador alertou que ao levar os pais para vacinar, constatou várias aglomerações que favorecem à proliferação do coronavírus. “Parabenizo as medidas adotadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Luís. Agora, precisamos, urgente, descentralizar os locais de vacinação. Como sugestão, utilizar de forma intensa a rede de farmácias e criar logo drive-thru para ajudar. Outra ideia é capacitar nossos agentes de saúde como vacinadores para ampliar o atendimento domiciliar. E os locais de vacinação precisam de marcações no chão, delimitando uma distância de 2 metros entre as pessoas da fila”, disse.

O parlamentar mostrou grande preocupação com a população de baixa renda. “Quais os planos do município para atender às comunidades carentes? Precisamos lembrar que em alguns locais não têm nem água para lavar as mãos. Nossa ajuda precisa chegar a todos.”, alertou.

Médico e professor Universitário, Dr. Gutemberg alertou, mais uma vez, a necessidade de se comprar equipamentos de segurança e álcool gel para os profissionais da saúde, além do envio rápido desses equipamentos. O vereador destinou R$ 100 mil de suas emendas da saúde para ajudar no combate ao coronavírus e H1N1.

“Os profissionais que forem infectados não podem retornar as suas casas. Sugiro fazer parcerias com hotéis para o isolamento de quem tanto tem contribuído para o fim dessa pandemia. Espero também, que o Governo Federal olhe com cuidado para o Sistema Único de Saúde, o SUS, que precisa de refinanciamento”, disse Dr. Gutemberg. O parlamentar ainda sugeriu a criação de um call center para esclarecer dúvidas da população nesse período de crise.

O secretário Lula Fylho agradeceu a participação do vereador Dr. Gutemberg, esclareceu alguns questionamentos e frisou que tem forte consideração pelo parlamentar.

“Dr. Gutemberg – a sua experiência é muito bem vinda neste momento. Até agora, contamos com 128 salas de vacinação. Mas concordo com sua ideia e vamos fazer a descentralização com a criação de drive thru e outras medidas. Os equipamentos de segurança estão sendo comprados: 2 mil macacões, 1 milhão de máscaras e outros. Algumas universidades deverão fabricar álcool gel para nos ajudar. A ideia do Call Center é excelente, e vamos criar”, respondeu o secretário Lula Fylho.

Fechar