Governo mantém atendimento de urgência e emergência no Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão

As orientações vão garantir mais segurança aos pacientes e aos profissionais de saúde

Fonte: Redação/Assessoria

O Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), na capital maranhense, deu início, nessa segunda-feira (23), às adequações para o atendimento na unidade de saúde. As orientações, que foram dadas através de portaria emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), vão garantir mais segurança aos pacientes e aos profissionais de saúde, além de assegurar a manutenção dos serviços a pacientes de urgência e emergência.

O diretor do centro odontológico, Fabrício Saraiva, explica que as novas diretrizes fazem parte das estratégias de precaução do Governo do Estado e atendem à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “É um momento de cuidado a todos os maranhenses e a recomendação geral é o isolamento social. Porém, os atendimentos em caráter de urgência e emergência estão mantidos na unidade e obedecerão rigorosamente o protocolo de precaução de contato tanto para os pacientes quanto aos profissionais de saúde”, disse Fabrício.

A unidade de saúde, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES, atenderá casos de urgência e emergência, e suspendeu os procedimentos eletivos. “Pessoas com dor interna nos dentes, que tiveram quedas ou machucaram a boca e pacientes que precisam de cirurgia emergencial serão atendidos. Os serviços de limpeza, restauração e aplicação de próteses estão temporariamente suspensos por 30 dias”, explicou o diretor da Unidade Sorrir.

A marcação de consultas será feita somente por telefone, por meio do call center (98) 3198-2200, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 19h. Os funcionários da unidade de saúde vão cumprir rotina com uso de equipamentos de proteção, de acordo com as orientações de precaução.

“A unidade vai cumprir o limite de até 20 atendimentos diários a pacientes regulados pela Rede Estadual de Saúde e os que precisarem de atendimento local de forma emergencial. Os serviços vão funcionar de segunda a sexta, pela manhã e tarde, e aos sábados, das 8h às 12h, com a presença de dois dentistas, diariamente”, ressaltou Fabrício Saraiva.

Segurança

Aos profissionais administrativos, a recomendação diária de precaução de contato é lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel e, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e nariz com lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo; evitar contato das mãos com boca, nariz e olhos, manter distância de pessoas resfriadas e evitar abraçar, beijar, apertar as mãos ou tocar no rosto dos colegas.

Já os profissionais odontológicos deverão cumprir a rotina com a utilização de máscaras, luva, gorro, óculos de proteção e avental durante os atendimentos a pacientes com infecção suspeita. Além disso, constantemente são estimuladas a higienização das mãos, antes e depois de cada atendimento.

A limpeza da unidade de saúde também foi reforçada.

As medidas de proteção prosseguirão nos próximos 30 dias ou até novas orientações e diretrizes dos conselhos e órgãos estaduais e federais de saúde.

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