Pronunciamento em cadeia nacional do Presidente da República, rebatidas do Presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a incerteza em relação às medidas que serão tomadas, pelo Governo ou pelo Parlamento, para amenizar as consequências econômicas da crise sanitária do Covid-19. É, igual a vocês também permaneço ansioso com relação ao que virá pela frente e sei como pode ser difícil esquecer estes problemas. Então pensei em mergulhar na fantasia e na ficção-científica como alternativa. Sou Márcio Sallem com mais dicas do Cinema com Crítica (@ cinemacomcritica no Instagram) para assistir nos principais serviços de streaming (Netflix, Amazon Prime Vídeo, Telecine, HBO, Apple +) e de vídeo por demanda (Claro/Now, Vivo).
Para relembrar… PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS na Netflix
O jornalista Will Bloom, ao lado da esposa grávida, retornam à cidade natal para o reencontro com o pai, Edward, acometido de câncer terminal. Com a intenção de reatar laços rompidos, Will decide, finalmente, conhecer quem era o pai além das histórias fantásticas contadas quando retorna de viagem de vendas. Interpretado, na juventude, por Ewan McGregor, e pelo saudoso Albert Finney na velhice, o filme indicado ao Oscar que tem a direção de Tim Burton encontra o cineasta trocando a atmosfera gótica pela mais calorosa das memórias afetivas que mantemos dentro do coração. É singelo, doce, bem atuado e perfeito para que você distraia a mente de problemas mais urgentes. Nem que por 2 horas, nem que por histórias fantasiosas. Troque a realidade pela magia.
Para refletir… PRESAS NO PARAÍSO, no Telecine
Em um futuro indeterminado, Uma, interpretada por Emma Robert, sobrinha de Julia Roberts, acorda longe de casa, em uma ilha construída para instruir e recondicionar jovens mulheres consideradas rebeldes, por fugirem do padrão médio da sociedade. Ao lado das amigas, as atrizes em ascensão Awkwafina e Danielle MacDonald, Uma começa a descobrir que existe algo de muito errado no ambiente futurista e exuberante controlado por Milla Jovovich. Além disto, esta sociedade futurista está estratificada entre aqueles os Superiores e os Inferiores, elemento complicador ao mistério a ser descoberto. Uma oportunidade para fugir, pra valer, do mundo real, sem deixar de posar questões atemporais.
Para se emocionar… HISTÓRIAS MARAVILHOSAS, na Apple+
O serviço de streaming da Apple, disponível nos iPhones, iPads e MacBooks e em televisores que vêm com a opção na barra de aplicativos, chegou para competir com a Netflix, oferecendo produções de elevada qualidade artística. Histórias Maravilhosas é uma série antológica, em que cada episódio apresenta um conto novo, refilmagem daquela produzida nos anos 80 por Steven Spielberg: viagens no tempo, comunicação além vida e mais são temas tratados com inocência em médias-metragens que impressionam em como prendem o espectador em suas revelações e reviravoltas. Até o momento, foram lançados 3 dos 5 episódios da temporada, de elevada qualidade técnica e narrativa. É imperdível.
Aproveitem as dicas e, mais importante, se puderem #FicaEmCasa.