Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Caminhão com carga de madeira serrada é apreendido em Porto Franco/MA

A inspeção constatou que a madeira transportada excedia o valor informado nos documentos.

O caminhão foi apreendido na BR-010 em Porto Franco (Foto: Divulgação)

Um caminhão com carregamento de madeira serrada foi apreendido nesta sexta-feira, 26, pela Polícia Rodoviária Federal. Durante a abordagem, os agentes identificaram várias irregularidades na documentação, comprovando a ilegalidade do transporte. A apreensão ocorreu no km 156 da BR-010, no município de Porto Franco/MA, distante cerca de 710 km da capital.

A PRF informou que a nota fiscal e a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa (GF3i) e emitida no Pará eram autênticas, mas inspeção constatou que a madeira transportada excedia o valor informado nos documentos.

Outro detalhe irregular era que os materiais descritos nos documentos (ripa e caibro) eram diferentes da carga que estava sendo transportada (pranchas). Segundo a Instrução Normativa traz: Art, 48, o documento de origem florestal é considerado inválido quando forem verificadas inconsistências na quantidade ou volume do produto transportado e que seja diferente do autorizado e declarado nos órgãos responsáveis.

Devido às irregularidades, o caminhão com placa do Rio Grande do Norte foi apreendido e a carga ficou retida no posto da PRF. O motorista e um passageiro foram liberados após a apresentação de documentos. A carga ficará à disposição do Ibama.

Carregando