HTO cria plano de contingência para se proteger contra a Covid- 19

O trabalho consiste na orientação específica, tanto de profissionais quanto dos acompanhantes.

Da redação: Vinicius Bogea

O novo coronavírus virou um problema sanitário mundial, e a sociedade tem mobilizado esforços de uma forma geral, seja para orientar, combater, ou até mesmo se isolar, no sentido de se prevenir contra a propagação do vírus.

No Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão não é diferente. A unidade de saúde criou um plano de contingência para se proteger contra a Covid- 19. O trabalho consiste na orientação específica, tanto de profissionais quanto dos acompanhantes, frisando a importância da lavagem das mãos, assim como a adoção de medidas de proteção individual, como o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O enfermeiro Roque Costa, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar-CCIH, garantiu que as ações serão constantes, e irão perdurar até o controle total do novo coronavírus no Maranhão.

Em casos excepcionais, a enfermaria do HTO foi designada pelo governo do Maranhão para receber casos moderados da Covid-19, ou seja: os que apresentam coriza, tosse seca, febre de 38° ou mais e que esteja persistente, além de desconforto respiratório.

A medida faz parte  do fluxo atualizado de atendimento aos usuários das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Hospitais da capital maranhense contra o coronavírus (Covid-19), apresentado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado da Saúde.

Fechar