Jogadores brasileiros revertem “seca” e se destacam na Premier League

Clubes ingleses sabem que não podem abrir mão do talento pentacampeão mundial

Fonte: Redação/Assessoria

O futebol europeu é destino para jogadores brasileiros há décadas. Isso começou há muito tempo, com um pico destacável na década de 90 e 2000. Ronaldo, Rivaldo, Romário, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, todos eles são reverenciados no Velho Continente. Itália, Espanha, Alemanha, França… não importa tanto o país. Menos em um lugar: a Inglaterra.

A Terra da Rainha e sua Premier League era um lugar mais difícil para os jogadores brasileiros. O clima, o tipo de jogo, a disciplina tática que limita um pouco a “magia”, qualquer que seja a razão, desde que Mirandinha foi para o Newcastle, esse mercado não era dos melhores. Mas isso está mudando nos últimos anos.

Nenhum dos nossos melhores jogadores do mundo jogava na Inglaterra ou jogou em um clube do país. Nenhum dos pentacampeões mundiais jogava na Inglaterra. Inclusive, Kleberson, que foi para o Manchester United logo depois, foi um fracasso nos red devils. Juninho Paulista foi melhor, mas pelo modestíssimo Middlesbrough.

Transportando para a Copa do Mundo de 2018, tivemos seis jogadores de clubes ingleses. E desde lá outros foram para lá com bons resultados. Vamos citar os brasileiros de destaque na Inglaterra?

Alisson – Liverpool

Um ano antes de Alisson chegar no Liverpool, os reds perderam a final da Liga dos Campeões com uma atuação desastrosa do goleiro. Alisson chegou e ganhou a Champions League sendo um dos destaques do time. E quando ele machucou, na temporada seguinte (e atual), o Liverpool foi eliminado da Champions League com uma atuação desastrosa do goleiro.

Essa é a importância de Alisson para o Liverpool, atual campeão europeu, do mundo e seria inglês se não fosse o surto de coronavirus.

Roberto Firmino – Liverpool

Ainda ficando na terra dos Beatles, outro jogador tupiniquim que conquistou o carinho da torcida é Roberto Firmino. Ele forma o trio de ataque junto com o egípcio Salah e o senegalês Sadio Mane que atropelou a Europa rumo ao título da Champions. Sem tanta história no Brasil, sua trajetória é uma mostra de superação. História similar tem Fabinho, que rodou a Europa até ser uma contratação de peso do Liverpool.

Willian – Chelsea

Willian foi um dos que voltou a abrir o mercado para os brasileiros na Inglaterra. Contratado em 2013 pelo Chelsea, o jogador revelado pelo Corinthians tem conquistas nacionais e resistiu às mudanças de treinador e as idas e vindas do conturbado clube, sendo um dos experientes do elenco neste momento.

Os brasileiros do Manchester City

O City começou a se abrir para os brasileiros quando Elano e Robinho chegaram no fim da década passada. O time trocou de donos, ascendeu financeiramente e tecnicamente e usou brasileiros para isso. Fernandinho é um dos jogadores mais longevos do elenco, Gabriel Jesus é uma peça importante no elenco de Pep Guardiola e Ederson chegou e conquistou a vaga de titular imediatamente.

Richarlison – Everton

Vendido para o modesto Watford pelo Fluminense, Richarlison logo causou boa impressão e foi vendido por 35 milhões de libras para o Everton, com metas que podem fazer esse dinheiro chegar a 50 milhões de libras. Em dezembro de 2019, apenas um ano depois de sua chegada, o time já renovou seu contrato e fez sua multa rescisória explodir.

Gabriel Martinelli – Arsenal

Martinelli é um dos nomes mais fascinantes desta lista porque fez o pulo de um time modesto brasileiro, o Ituano, direto para o Arsenal, potência de Londres. E ele não se intimidou, com 18 anos apenas fez gols importantes, inclusive no clássico contra o Chelsea.

Esses são apenas alguns dos nomes que jogam na Inglaterra neste momento, tendo ainda Lucas Moura no Tottenham, Fred no Manchester United, David Luiz – outro jogador que abriu portas para brasileiros na Inglaterra – no Arsenal e outros. Agora os clubes ingleses sabem que não podem abrir mão do talento pentacampeão mundial e dos grandes jogadores do país do futebol.

Fechar