Região Tocantina contará com novos leitos de UTI para tratamento do coronavírus

Os espaços somam-se a outros 12 leitos para tratamento de síndromes respiratórias que já existem na unidade de saúde, sendo 2 deles de isolamento

Fonte: SES

O Governo do Estado entregará, nos próximos dias, 10 novos leitos de UTI no Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, em Imperatriz. A entrega faz parte do conjunto de medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) já adotadas pelo Governo do Maranhão. Os novos leitos serão exclusivos para tratamento de pacientes que apresentarem sintomas graves da doença. Os espaços somam-se a outros 12 leitos para tratamento de síndromes respiratórias que já existem na unidade de saúde, sendo 2 deles de isolamento.

“Criar novos leitos de UTI é dar oportunidade de sobrevivência a muitas vidas. Isso é muito mais que estatística, é questão de saúde pública. E se formos pensar nas síndromes respiratórias, a necessidade de criação desses leitos se torna ainda mais imprescindível. Estamos falando de problemas reais, cotidianos e que vêm atingindo cada vez mais a nossa população”, disse o diretor clínico do Hospital, Wesley Garcia.

Uma ambulância de Suporte Avançado (UTI móvel) e uma equipe médica completa, composta por médico, enfermeiro e técnico enfermagem, também fará o atendimento emergencial dos casos mais graves, dando auxílio às equipes do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), que são coordenadas pelo município.

Além da Região Tocantina, o Governo do Estado abriu novos leitos de UTI em unidades de saúde em diversas cidades para atender, exclusivamente, possíveis casos agravados de Covid-19. Estes estão distribuídos no Hospital Dr. Carlos Macieira (20), Hospital Dr. Genésio Rêgo (13), Hospital Macrorregional de Coroatá (10), Hospital Regional de Timon (8) e Hospital Macrorregional de Presidente Dutra (6).

Na capital, onde há maior número de casos notificados, o Governo também abriu uma nova unidade hospitalar com capacidade para 80 leitos de UTI. O Hospital de Cuidados Intensivos é exclusivo ao atendimento de alta complexidade dos pacientes de Covid-19 e contará com mais de mil profissionais de saúde.

Fechar