HSLZ inaugura UTI e Centro de Triagem para pacientes de Covid-19

O Hospital dos Servidores (HSLZ), localizado na Cidade Operária, está somando esforços ao sistema de saúde do Maranhão

Fonte: Da Redação

O Hospital dos Servidores (HSLZ), localizado na Cidade Operária, está somando esforços ao sistema de saúde do Maranhão, no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus em São Luís.

Os esforços envolvendo a elaboração e implantação de um amplo plano de contingência foram feitos desde o início do último mês de março. Mais de 150 profissionais multidisciplinares foram envolvidos nesse plano, que abrange todas as áreas do HSLZ. E foi necessária ainda, a contratação de cerca de 30 novos colaboradores para dar suporte às novas estruturas; entre médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, maqueiros, pessoal de limpeza e administrativo.

Na última segunda – feira (30.03), dando continuidade à implantação desse Plano de Contingência do HSLZ no combate ao Covid-19, foram inauguradas duas áreas: Nova UTI e um Centro de Triagem de Pacientes com Síndromes Respiratórias; estrategicamente criadas em caráter emergencial, para garantir o maior isolamento e segurança de pacientes e colaboradores.

As duas novas áreas foram vistoriadas e aprovadas pessoalmente, antes de entrarem em funcionamento, pela Secretária Flávia Alexandrina, que comanda a SEGEP / Secretaria Estadual de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores; pasta responsável pela assistência aos servidores estaduais. A visita da Secretária às novas instalações aconteceu na manhã da segunda – feira (30.03) e foi acompanhada pelo Diretor Geral do HSLZ Plínio Tuzzolo e equipe.

“Mostramos à Secretária que estamos seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde adotando protocolos ainda mais rigorosos de higienização e proteção individual de nossas equipes, assim como para garantir a segurança dos pacientes e seus acompanhantes. Possuímos fluxos de trabalhos específicos para pacientes com Corona Vírus ou H1N1. As ações incluem medidas diferenciadas de hotelaria; higienização e limpeza assim como a destinação dessas duas novas áreas para isolamento desse tipo de paciente”, declarou Tuzzolo.

Sobre a nova Central de Triagem ele explicou que trata-se de um novo local de atendimento exclusivo para quem busca atendimento relacionado ao Covid19 e demais pacientes com síndromes respiratórias; e que já entrou em funcionamento em frente ao HSLZ, contando com novos equipamentos e nova equipe de contratados – médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e demais profissionais. Essa unidade foi equipada para receber pacientes com sintomas gripais; de forma totalmente separada do pronto socorro do hospital, que segue funcionando normalmente para os demais casos.

Ao chegar nessa unidade de Triagem o paciente será avaliado, inclusive tendo acesso ao exame de tomografia, se necessário. Cada caso será investigado e para os pacientes mais graves, a internação no HSLZ será providenciada, se assim for recomendada pela equipe médica.

O novo setor de triagem funciona agora onde antes era a estrutura de Fisioterapia do HSLZ, que foi realocada para o bairro do Monte Castelo, funcionando agora na sede da Clínica Dignus. Assim, os pacientes em recuperação e passando por cuidados de fisioterapia continuam seus tratamentos, afastados da estrutura hospitalar.

Outro investimento do HSLZ foi antecipar a inauguração de uma nova ala de UTI / Unidade de Tratamento Intensivo; que conta com mais nove leitos, equipamentos de suporte incluindo respiradores, além de uma nova equipe multidisciplinar exclusivamente contratada para atender os pacientes com casos de Covid19.

Fechar