UTIs móveis fortalecem assistência a casos mais graves de Covid-19

Outras 53 Ambulâncias de Suporte Básico já foram entregues este ano aos municípios maranhenses e até o final do mês de abril serão mais 22 veículos, totalizando 75 unidades

Fonte: SES
(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou nesta segunda-feira (30), novas ambulâncias de Suporte Avançado (UTI Móvel) destinadas para a rede estadual de saúde. As seis unidades móveis serão utilizadas no atendimento emergencial a casos mais graves de Covid-19 e contarão com uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico enfermagem.

Neste primeiro momento, os seis veículos serão utilizados pela rede de saúde da capital, local que atualmente concentra o maior número de casos do novo coronavírus. Os veículos foram adquiridos via contratos emergenciais, mediante a pandemia de Covid-19 que afeta todo o país e o mundo.

“Esse tipo de ambulância pode funcionar como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipada com monitor de frequência cardíaca, desfibrilador, bomba de infusão, respirador com suporte, tanto para adulto quando para criança, e todos os kits necessários para os cuidados de nossas equipes e para o transporte dos nossos pacientes. Com mais essas seis unidades de UTIs móveis ganhamos um reforço na assistência de urgência”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

(Foto: Divulgação)

Dentro dos veículos, haverá um Manual de Procedimento Operacional Padrão em casos de Covid-19, conhecidos como POP. Neste documento vão constar orientações de como proceder durante os atendimentos emergenciais aos pacientes que contraíram o novo coronavírus.

Outras 53 Ambulâncias de Suporte Básico já foram entregues este ano aos municípios maranhenses e até o final do mês de abril serão mais 22 veículos, totalizando 75 unidades.

Fechar