Série sobre Freud e dois filmes com a mentira como pano de fundo nas dicas para aproveitar na quarentena

O 1º de abril inspirou a sugerir produções que abraçam a mentira como engrenagem da engenhosidade de seu roteiro

Fonte: Márcio Sallem

1º de abril. Dia internacional da mentira que terminou por me inspirar a sugerir produções que abraçam a mentira como engrenagem da engenhosidade de seu roteiro. Claro, no período em que vivemos, iludir alivia a verdade, mas seguimos juntos com fé e esperança de que abril trará a promessa de recomeço típica do período da Páscoa.

Sou Márcio Sallem com mais dicas do Cinema com Crítica (@ cinemacomcritica no Instagram) para assistir nos principais serviços de streaming (Netflix, Amazon Prime Vídeo, Telecine, HBO, Apple +) e de vídeo por demanda (Claro/Now, Vivo).

Para cair o queixo… AS DUAS FACES DE UM CRIME, na Amazon Prime

Richard Gere e Edward Norton em cena de As Duas FAces de um Crime (Foto: Divulgação)

Edward Norton interpreta Aaron, adulto com 19 anos, preso em flagrante pelo assassinato de um arcebispo, com bárbaras 78 facadas. Um ex-promotor de justiça, agora advogado bem-sucedido, decide defendê-lo sem cobrar honorários diante da cobertura midiática instaurada ao redor do caso. Interpretado por Richard Gere, Martin percorre os corredores do típico suspense de tribunal norte-americano, ignorante para a verdade que paira diante de seus próprios olhos. E dos nossos. Por sua interpretação, Edward Norton fora indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Para cair o queixo… GAROTA EXEMPLAR, na Netflix

Garota exemplar está em cartaz na Netflix (Foto: Divulgação)

Também indicada ao Oscar, desta vez de Melhor Atriz, fora a atriz Rosamund Pike, que, no suspense dirigido por David Fincher (de Se7en e Clube da Luta) interpretou uma escritora de livros infantis e dona de casa exemplar, Amy Dunne, desaparecida no dia do aniversário de seu casamento. Seu marido, Nick, vivido por Ben Affleck, é escolhido como suspeito número um pela polícia, obrigando-o a provar sua inocência e, ao mesmo tempo, o que aconteceu com a esposa. O casamento desgastado e as provas indiciárias que costumam a apontar ao marido apertam a corda em seu pescoço, até uma surpreendente revelação.

Para entreter… FREUD, na Netflix

Freud é destaque na Netflix (Foto: Divulgação)

Na Viena do Século XIX, o médico neurologista e psiquiatra Sigmund Freud, desprestigiado no hospital onde trabalha por causa de seus teorias psicanalíticas não serem bem recebidas por seus pares, auxilia, ao lado de uma mulher com poderes mediúnicos, a investigação policial de um assassinato em série brutal. Esqueça a figura histórica do pai da Psicanálise e prenda-se à sua versão Sherlockiana, com dotes sobrenaturais ao estilo da série O Alienista, nesta série alemã em 8 episódios que oferece uma maneira bastante prosaica, inusitada e inventiva de empregar Freud dentro do jamais pensado thriller policial.

Aproveitem as dicas e, mais importante, se puderem #FicaEmCasa.

Fechar