Governo entrega 23 novos leitos em Timon e reforça combate ao coronavírus no sul do Maranhão

A estrutura, com 12 leitos de UTI e 11 de enfermaria, faz parte de um conjunto de ações e medidas executadas para garantir a assistência às pessoas infectadas pelo novo coronavírus

Fonte: SES
Estrutura entregue fortalece o combate ao coronavírus (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (7), 23 novos leitos no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon. A estrutura, com 12 leitos de UTI e 11 de enfermaria, faz parte de um conjunto de ações e medidas executadas pelo poder público estadual para garantir a assistência às pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) e também para combater o avanço da doença no Maranhão.

“Estamos entregando esta unidade de terapia intensiva que é histórica para a região, assim como o centro cirúrgico que vai concretizar o processo de revitalização do Hospital de Timon. Esses leitos serão fundamentais para o tratamento de pessoas infectadas, no caso de o cenário se agravar na região”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que acompanhou a entrega dos leitos.

Além dos 12 leitos de UTI, o hospital também inaugurou 11 leitos de enfermaria prontos para serem usados na assistência aos casos moderados. A solenidade foi marcada ainda pela inauguração de um bloco de centro cirúrgico com quatro salas e três mesas para procedimentos.
Também foram entregues testes rápidos para detecção do vírus em profissionais de saúde e pacientes considerados graves, bem como equipamentos de proteção individual (EPI).

Estrutura entregue fortalece o combate ao coronavírus (Foto: Márcio Sampaio)

De acordo com o diretor clínico do Hospital de Timon, Candilberto Filho, trata-se de um dia histórico para toda a população. “Há 20 anos a população espera por este momento, e, apesar de estarmos em um momento delicado, é durante as crises que o ser humano se enche de criatividade para tomar ações positivas. Que esta estrutura possa trazer mais confiança para as pessoas”, declarou.

Para o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, o governo estadual não tem medido esforços para continuar impedindo o crescimento do Covid-19 no Maranhão. “O que resume o nosso trabalho até aqui é a responsabilidade. Desde o início, o governo tem se preparado e adaptado as suas estruturas para todos os tipos de cenários”, afirmou.

Presente no momento de entrega, o deputado estadual Rafael Leitoa comentou que a cidade agora pode contar com seus primeiros leitos de UTI. “Com essa estrutura poderemos atender a população, principalmente em um momento como este devido a situação do Covid-19. Esses leitos chegam em boa hora e só temos a agradecer ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Saúde pelo empenho colocado para que este momento fosse possível”, observou.

Para enfrentar a pandemia do Coronavírus, o Governo do Maranhão criou 132 leitos de UTI e mais 120 de enfermaria novos, todos destinados a pessoas diagnosticadas com a doença nos níveis moderado e grave.

Hospital de Campanha

Fortalecendo ainda mais as ações de combate ao Covid-19 na região, a SES estabeleceu um hospital de campanha no município em parceria com a Prefeitura de Timon. Enquanto o estado disponibilizou equipe médica e de enfermagem, para trabalhar no local, a gestão municipal disponibilizou a estrutura.

O hospital de campanha funcionará em uma escola da rede estadual com capacidade para acolher de 8 a 16 pessoas. Os casos considerados leves serão tratados em isolamento domiciliar, enquanto que os moderados ficarão em observação no local tendo a disposição assistência médica com oxigênio, com transferência para o Hospital Municipal se houver necessidade. Já os pacientes graves, receberão os primeiros cuidados e em seguida encaminhados para UPA onde três leitos já foram montados.

Fechar