Tenda de Triagem e Hospital de Campanha reforçam rede de saúde em Timon para combate ao Covid-19

A proposta do espaço é, à medida em que a demanda for aumentando, dar suporte no atendimento dos pacientes

Fonte: Redação

Os investimentos do Governo para que a rede de saúde esteja preparada para atender os pacientes com a Covid-19 alcançam também os municípios do interior do estado. Em Timon, foi montada uma Tenda de Triagem e, em parceria com a Prefeitura, um Hospital de Campanha, que funciona em uma escola municipal e poderá dar suporte aos atendimentos quando a demanda aumentar.

As estruturas fortalecem a rede de saúde na região, que também ganhou nesta semana 23 novos leitos no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, sendo 12 de UTI e 11 de enfermaria, para atendimento aos casos moderados e graves da doença. Em funcionamento desde o último sábado (3), a Tenda de Triagem atendeu mais de 60 pessoas.

“A triagem acontece em uma tenda montada na porta da escola, ela funciona como um mecanismo de blindagem essencial para os hospitais que serão referência no tratamento dos pacientes com sintomas respiratórios e suspeita de Covid-19, tendo em vista que isso diminui o fluxo de pacientes para dentro dos hospitais, dificultando a transmissibilidade da doença e protegendo ainda mais os profissionais”, diz o diretor do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, Candilberto Filho.

Os pacientes que apresentam sintomas respiratórios estão sendo atendidos nessa na triagem, onde são classificados em leves, moderados e graves. Os leves vão para casa, com a devida orientação, medicações e com atestado para o isolamento domiciliar. De acordo com a demanda, os casos moderados poderão ficar no hospital de campanha, onde receberão os cuidados necessários ou poderão ser regulados para o hospital municipal que possui os leitos disponíveis para pacientes de internação.

Já os pacientes graves, poderão ser transferidos para a sala vermelha da UPA ou para um dos 12 leitos de UTIs entregues pelo Governo do Estado nesta terça (7) no Hospital Regional Alarico Pacheco.

HOSPITAL DE CAMPANHA

A estrutura do Hospital de Campanha foi montada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Timon e funciona em uma escola da rede municipal com capacidade para acolher de 8 a 16 pessoas. O poder público estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizou equipe médica e de enfermagem que está trabalhando no local, e a gestão municipal disponibilizou a estrutura.

A proposta do espaço é, à medida em que a demanda for aumentando, dar suporte no atendimento dos pacientes que apresentarem os sintomas moderados da doença.

Fechar