HTO dá dicas de como se prevenir contra o coronavírus

A prevenção contra a transmissão do novo coronavírus exige cuidados simples no dia a dia

Da redação: Vinicius Bogea

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão intensifica os trabalhos de prevenção contra a Covid-19, com treinamento constante de profissionais da unidade de saúde e orientação permanente aos pacientes.

A prevenção contra a transmissão do novo coronavírus exige cuidados simples no dia a dia, como a forma correta de lavar as mãos, espirrar e tossir.

A importância de lavar as mãos

A prevenção deve ser feita, principalmente, pela higienização das mãos e de superfícies que possam estar contaminadas. A sugestão é lavar bem mãos e pulsos com sabão e, se possível, com álcool em gel 70, principalmente antes de encostar em áreas como olho, nariz e boca.

A contaminação ocorre por meio de gotículas que saem da pessoa infectada, tossindo, espirrando ou falando. O vírus pode permanecer em superfícies, tipo maçanetas, mesas e bancadas.

Além das mãos, também é recomendável limpar com desinfetantes superfícies que possam estar infectadas e se manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Cumprimentos

Sempre que há circulação de vírus respiratório, é preciso evitar cumprimentos, como apertos de mãos, abraços e beijos no rosto. Ao espirrar,  é recomendável colocar o antebraço ou um lenço na frente do nariz e boca. Além disso, é preciso entender que ir ao trabalho com sintomas de gripe implica expor potencialmente outras pessoas à doença.

Já o uso de máscaras é mais recomendado para quem estiver em contato com alguém com qualquer sintoma gripal. Atualmente, as máscaras são recomendadas para uso obrigatório em locais com fluxo constante de pessoas.

Fechar