Centro de Testagem atende mais de 200 profissionais de saúde e da segurança e agenda novos atendimentos

A partir desta quarta-feira (15), a fim de evitar aglomerações, os profissionais de saúde da rede estadual poderão fazer o teste para detecção do Covid-19 na própria unidade onde trabalham

Fonte: SES
(Foto: Divulgação)

No primeiro dia de atendimento exclusivo para profissionais de saúde e da segurança, o Centro de Testagem, localizado no Viva da Beira-Mar, atendeu 218 pessoas. A partir desta quarta-feira (15), a fim de evitar aglomerações, os profissionais de saúde da rede estadual poderão fazer o teste para detecção do Covid-19 na própria unidade onde trabalham. Os demais profissionais, da área da saúde e segurança, poderão agendar o atendimento no Centro de Testagem.

O atendimento no Centro de Testagem do Viva Beira-Mar deve ser agendado pelo Disque Saúde, de segunda sexta, das 7h às 19h. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís vai divulgar o esquema de testagem dos servidores municipais da área da saúde.

“A proposta é facilitar o acesso dos profissionais à testagem. Essa é mais uma forma de resguardar a vida daqueles que estão na frente de batalha contra a Covid-19 no Maranhão”, explica o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Centro de Testagem

(Foto: Divulgação)

A mudança de perfil do espaço foi realizada em conformidade com as novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com enfoque maior nos profissionais de saúde e segurança, cujos serviços são essenciais diante do avanço da doença no Maranhão.

Serão 200 testagens por dia, 100 para cada turno. O atendimento será realizado por ordem de agendamento. O atendimento exclusivo também é voltado para os profissionais da rede privada.

Ao chegarem ao local, eles deverão estar em posse de RG e documento que comprove o vínculo empregatício (carteira de trabalho, contracheque recente físico ou via celular, ou declaração de trabalho). Após identificação, os profissionais são submetidos a uma triagem para o direcionamento ao atendimento específico.

De acordo com a diretora do Centro de Testagem, Lícia Dourado Trinta, com o novo sistema em funcionamento, a triagem acontecerá já na ligação. “Ao entrar em contato pelo Disque Saúde, o profissional será submetido à entrevista prévia. Para a realização do exame, o profissional precisa ser considerado um caso suspeito, conforme protocolo de classificação de risco do Ministério da Saúde”, explicou a diretora que acrescentou que, aos casos com sintomas leves, será recomendado o isolamento domiciliar.

Atendimento ao público

Quanto à população em geral, esta deverá continuar seguindo o fluxo estabelecido pela SES. No programa de atendimento que vem sendo trabalhado, o indivíduo pode ser classificado em até três categorias: Leve, Moderado e Grave. Os casos Leves são aqueles que apresentam sinais e sintomas de gripe comum, coriza e mal-estar. Para estes, a recomendação é permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias.

Os classificados como Moderados são indivíduos com coriza, tosse seca e pertinente, febre de 38° ou mais e com desconforto respiratório; e os Graves são pessoas que apresentem tosse seca e febre alta persistentes, além da falta de ar. Para estes, a recomendação da SES é que procurem imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de referência, podendo ser Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Vinhais ou Araçagi. Em caso de agravamento do quadro, os pacientes serão acolhidos em um dos leitos de UTI ou de enfermaria instalados pelo Governo do Estado nos hospitais referência para o tratamento da Covid-19.

Fechar