Durante patrulhamento ostensivo de rotina, nessa terça-feira,14, no Km 608 da BR 316, na zona rural do município de Timon, policiais rodoviários federais visualizaram três veículos de carga estacionados dentro de um estabelecimento comercial. Em face dos registros de ocorrências de assalto a veículos de carga no Maranhão, a equipe solicitou ao proprietário do local permissão para averiguar os veículos.
No local, foi encontrado um semirreboque vazio, com placa do Pará, e um conjunto formado por um cavalo trator Mercedes Benz/2651, com placas de Minas Gerais, e um outro semirreboque com placa do Rio Grande do Norte; este, carregado com aproximadamente 25.000 litros de leite da marca Piracanjuba, oriundos de um roubo de carga ocorrido na cidade de Barra do Corda no último dia 26 de março.
Na oportunidade, foram roubados dois semirreboques carregados com leite, sendo que um equipamentos foi encontrado dois dias depois, vazio com toda a carga subtraída. O material recuperado pela PRF tem valor estimado em mais de R$ 80.000,00 .
Dando seguimento à ocorrência, a equipe realizou a identificação de todos os veículos, e foi constatado que todos os três estavam com os elementos identificadores adulterados.
O cavalo trator Mercedes Benz/Actros 2651 6×4 apresentou adulteração nos elementos identificadores, que após análise da equipe, constatou-se que o veículo era clonado e que a placa real era QOL-7672/MG, com ocorrência de roubo datada de 01/07/2018, conforme Boletim de Ocorrência registrado no município de Vitória da Conquista/BA.
Foi feito contato com o proprietário real, o qual informou que o veículo foi roubado quando tinha menos de 1.000 km rodados e, na ocasião, estava transportando uma carga de leite em pó.
O semirreboque baú marca RANDON de três eixos, que estava atrelado ao cavalo trator anterior, portava placa do Rio Grande do Norte, e, após verificação da numeração do chassi, constatou-se que era também clonado, e a placa real era NWP-2644/GO, com queixa de roubo na data de 26/03/2020 na cidade de Barra do Corda. O semirreboque pertence à transportadora que estava transportando a carga de leite Piracanjuba recuperada.
O segundo semirreboque baú marca RANDON de três eixos estava vazio e portava placa do estado do Pará. A numeração do chassi presente no veículo não correspondia a placa ostentada e ainda apresentava indícios de adulteração. Tratando-se, a princípio, de um ‘clone do clone”.
Indagado sobre os veículos estacionados no seu comércio, o proprietário informou que dois homens, que não conhecia, nem se recordava os nomes, solicitaram um serviço de reboque e pediram para guardar os veículos no local, informando que viriam buscá-los depois.
Os valores de mercado dos veículos e da carga recuperados pela PRF chegam ao valor de, aproximadamente, mais de R$ 580.000,00 .
Foi feito contato com os proprietários dos veículos e da carga. Em seguida, os veículos e carga foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Timon/MA.