Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Mais de 80% da população de São Luís apoia isolamento social contra coronavírus

A população da capital entende a gravidade da situação e 91,9% acreditam ser muito séria a pandemia

Foto: Reprodução

Pesquisas realizadas pelos institutos Data Ilha e Escutec em São Luís, entre os dias 9 e 13 de abril, mostram um apoio maciço da população de São Luís ao isolamento social e também o acerto do governador Flávio Dino na condução da crise sanitária resultante da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Em razão das medidas preventivas de distanciamento social, a pesquisa foi realizada por telefone, com 727 entrevistados, intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4%, para mais ou para menos. A população de São Luís entende a gravidade da situação e 91,9% acreditam ser muito séria a pandemia.

Na pesquisa Data Ilha, 82,4% dos entrevistados são favoráveis às medidas de isolamento social determinadas pelo governador Flávio Dino, contra 9,2% contrários e 8,4% que são indiferentes, não souberam ou não quiseram responder. Na sondagem da Escutec, 75% dos entrevistados defendem que devem continuar as medidas de isolamento social.

Já o acerto do governo Flávio Dino na condução da crise é revelado por 69,2% dos entrevistados, contra 26,7% que desaprovam essa condução e 4,1% que não souberam ou não quiseram responder. Na pesquisa Escutec, 62% aprovam o desempenho do governador Flávio Dino em relação ao novo coronavírus.

Outro destaque revelado pela pesquisa é a condução do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, em relação à pandemia do coronavírus. Para 56,4% dos entrevistados, a condução do secretário Lula é avaliada como ótima ou boa; 28,7 acham regular e 7,5% dos entrevistados acreditam que é ruim ou péssima, sendo que 7,4% não souberam ou não quiseram responder.

OS NÚMEROS DA ESCUTEC

O resultado da pesquisa Escutec, publicado na edição deste fim de semana do jornal O Estado do Maranhão, também revela números praticamente semelhantes. Segundo a sondagem, 75% dos entrevistados defendem que devem continuar as medidas de isolamento social, mesmo para quem não seja dos grupos de risco, contra 23% que defendem o retorno ao trabalho por quem não é do grupo de risco, e 2% que não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa Escutec, foi perguntado ao cidadão de São Luís como avaliava o desempenho do governador Flávio Dino em relação ao novo coronavírus, sendo que 62% aprovam contra 35% que desaprovam.

AVALIAÇÃO DE BOLSONARO

Os dois institutos também avaliaram o desempenho do presidente Jair Bolsonaro diante da crise e em ambos a situação é inversa à de Flávio Dino. Na Escutec, 63% dos entrevistados desaprovam a forma como Bolsonaro enfrenta a crise, contra apenas 28% que aprovam e 9% que não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa Data Ilha, o desempenho de Bolsonaro na condução da crise é aprovado por 35,5%, contra 59,7% que desaprovam, e 4,8% que não souberam ou não quiseram responder.

Carregando