Medo de ir à Emergência tem provocado agravamento de doenças, alertam os médicos

A pandemia de Covid-19 está provocando um comportamento perigoso em muitas pessoas: o medo em buscar assistência médica

Fonte: Com informações do São Domingos

A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), está provocando um comportamento perigoso em muitas pessoas: o medo em buscar assistência médica nas Emergências hospitalares. Isto preocupa os médicos, pois o adiamento da consulta e socorro, em determinados casos, tem agravado quadros clínicos e fazendo surgir problemas de saúde bem mais graves nas pessoas.

Um levantamento realizado pela equipe de Medicina Diagnóstica do Hospital São Domingos (HSD) mostra a ocorrência de quadros graves originados, muitas vezes, por problemas simples, que poderiam ser evitados com a ida ao pronto socorro em uma fase mais precoce da doença.

De acordo com a radiologista do HSD Dra. Márcia Beatriz Sousa, a equipe já diagnosticou casos de pacientes com meningite em decorrência de otite (infecção no ouvido) não tratada; pacientes com ombro luxado há uma semana; insuficiência cardíaca; apendicite aguda complicada (perfurada) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), já em estágio avançado, em que sequelas mais graves e permanentes podem ocorrer.

“Detectamos esses e outros problemas de saúde decorrentes do agravamento de doenças por medo das pessoas irem à Emergência. O adiamento da assistência médica nos preocupa muito, pois, em determinados casos, pode piorar quadros e levar a outras doenças e complicações. Muitas vezes, são sintomas simples, que podem ser logo resolvidos na consulta com o médico no atendimento de emergência, sem prejuízo maior à saúde, mas que se agravam pela falta da assistência médica.”, alerta Dra. Márcia Beatriz.

Novo fluxo

E para garantir a segurança e tranquilidade para as pessoas que precisam ir à Emergência, o Hospital São Domingos alterou fluxos e implantou uma área exclusiva para atendimento de pessoas com sintomas gripais e Covid-19. Esta área nova, oriunda do prédio recém-concluído, conta com total sinalização, desde a entrada do hospital, e fluxos adaptados a esta nova realidade de atendimento.

Nesse cenário, os pacientes que apresentam outros sintomas são atendidos na área da Emergência já existente, totalmente separada, onde também contam com medidas preventivas, como distanciamento seguro em filas, poltronas de espera e guichês de medicação e área de observação.

A Emergência funciona 24 horas, diariamente

De acordo com a diretora de Governança Clínica do Hospital São Domingos, Dra. Glaucia Palácio, tais medidas foram implantadas para garantir mais segurança e tranquilidade aos pacientes. “Estamos dando grande atenção à prevenção e combate ao novo coronavírus, garantindo a assistência adequada e eficiente para os pacientes, mas sabemos que os demais problemas de saúde continuam ocorrendo, então, também continuamos prontos para o atendimento de outros casos na Emergência, até mesmo para evitar o agravamento de quadros, e de forma segura para todos”, afirma ela.

Para que as pessoas também não parem os seus tratamentos, o Hospital São Domingos mantém as consultas eletivas e realização de exames nas suas Unidades Diagnósticas localizadas no Golden Shopping Calhau e Shopping Passeio (Cohatrac). As Unidades funcionam em horário especial. Os agendamentos podem ser feitos pela central 3216-8100.

Fechar