Vale inicia construção em Açailândia de hospital de campanha para doação ao Governo do Estado

A previsão é que a obra esteja concluída até o início de junho

Fonte: Aquiles Emir

Um hospital de campanha com 60 leitos começou a ser construído pela Vale em parceria com o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Açailândia para atender à população de Açailândia e região diagnosticada com o coronavírus (Covid-19). A previsão é que a obra esteja concluída até o início de junho.

Mineradora já entregou equipamentos de proteção a outros hospitais públicos (Foto: Divulgação)

O objetivo do hospital de campanha é atender casos de baixa complexidade, liberando outras unidades públicas de saúde para o atendimento de casos de alta complexidade e internação de pacientes com quadros mais graves, e ainda, aqueles com necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A nova estrutura está sendo erguida próximo ao Fórum de Açailândia, no bairro Tropical, em um terreno disponibilizado pela prefeitura do município.

O Governo do Estado do Maranhão ficará responsável pela gestão e operacionalização do hospital, disponibilidade de equipe médica, ventiladores pulmonares, materiais médicos e limpeza. Além da obra, a Vale irá disponibilizar ainda uma ambulância UTI para atendimento e deslocamento dos casos mais graves.

Os kits de EPI doados aos hospitais incluíam máscaras, óculos e luvas (Foto: Divulgação)

O hospital com novos leitos irá apoiar a estratégia de combate à pandemia da Covid-19 no Maranhão, melhorando a infraestrutura hospitalar que atende aos pacientes diagnosticados com doença. “A Vale vem dialogando com o governo e prefeituras maranhenses para avaliar formas de apoio durante essa pandemia. Esse hospital chega para salvar vidas e representa uma ajuda importante para quem vier a precisar de atendimento voltado à Covid-19 em Açailândia e região”, afirmou João Falcão, gerente da Vale responsável pela operação da Estrada de Ferro Carajás.

Sete hospitais públicos do Maranhão receberam na semana passada 1 milhão de máscaras cirúrgicas descartáveis, 550 óculos de proteção e 126 mil luvas doadas pela Vale. Os materiais, que fazem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos profissionais de saúde, se somam à doação que está sendo feita ao Governo Federal. A distribuição foi feita com base em critérios técnicos, levando em conta a população, a distribuição já feita pelo governo federal e a presença da empresa na região.

Os hospitais beneficiados pelos equipamentos de proteção no Maranhão foram: Hospital Municipal de Açailândia; Hospital Municipal de Imperatriz; Hospital Municipal de Santa Inês; Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca; Hospital Municipal Kalil Moyses da Silva, em Vitória do Mearim; Hospital Municipal Pedro Neiva de Santana, em Buriticupu; e o Hospital Municipal João Antônio Santos, em Alto Alegre do Pindaré.

“Esses equipamentos são importantes para proteger as equipes de saúde que estão na linha de frente na luta contra a pandemia do novo coronavírus. A entrega de EPIs e de kits de testes, junto ao apoio dado aos fornecedores locais e medidas de prevenção nas unidades operacionais reforçam o compromisso da Vale com os empregados, familiares e comunidades”, complementou Joao Falcão, gerente executivo da Vale.

Fechar